Coluna de Elza de Mello - 12 de abril/2017

12 Abr, 2017 10:41:40 - Colunistas

IÇARA NOSSA TERRA NOSSA GENTE (210) (continuação)  

O grande dia de abertura da festa dos 90 anos de fundação e ação da E.E.B. Antonio Guglielmi Sobrinho chegou, dia 08/04. Alunos acompanhados de pais, adentraram o pátio escolar cheios de contentamento. Não há criança que não adore levar seus pais até a escola. Apresentar o professor ou professora aos pais é um encanto aos nossos menores. Já os adolescentes fogem dessa aproximação. Dizem que estar com os pais na escola é pagar mico. E pagar mico nenhum adolescente quer.

Oferecer uma recepção bem organizada e fazer uma programação envolvente para que os pais tenham vontade de participar, é um desafio a uma escola pública. Nossos recursos são tão poucos, e nossa comunidade escolar é composta por famílias pobres. A escola precisa usar a arte e a criatividade para dispor de momentos bem aconchegantes  e convidativos. Mas  como temos professores muito capacitados, sempre aparece bons trabalhos para enriquecer a festa que se fará em três momentos:

A abertura feita dia 08/04, no momento da Família na Escola, conforme solicitação da coordenaria Regional de Educação; no mês de julho, com uma Paella e no mês de setembro com um show de valores.

Mas voltamos à festa do ultimo sábado. Feita a abertura pela Diretora, Sra Nerilda Vandir Felisberto,cantou-se o Hino Nacional Brasileiro e, na sequência nossa ex-aluna e cantora, a Paulinha cantou o hino da escola composto por Joaci Fernandes. Joaci fez questão de dizer que ele e seus filhos estudaram na referida Escola. E o carinho que nutre pelo educandário, levou-o a compor o hino que a Escola oficializou pela passagem de seu cinquentenário. Lá se vão mais 40 anos, e o hino continua sendo um símbolo maior da EE.B.António Guglielmi Sobrinho. 

Depois o  Charles Chaplin entrou e a surpresa agradou a criançada, e também aos adultos. Ele leu o histórico da Escola com muita graça. A presença artística de Lavínio caracterizado em Charles Chaplin foi a melhor linguagem absorvida pelo público de todas as idades. Deu para entender a trajetória, e as diversas localizações da atual EE.B.Antônio Guglielmi Sobrinho, nascida da necessidade urgente dos filhos de imigrantes poloneses aprenderem o idioma nacional, a Língua Portuguesa. Era obrigatório o uso do idioma nacional e a família que só falava o dialeto polonês não tinha como ensinar aos filhos. Dona Dina , a professora, foi a transmissora do vernáculo, aos jovens poloneses da época. 

Terminada as falas, as professoras reuniram pais e filhos em dois circuitos: 1- o circuito da arte, no auditório, onde foi apresentado aos pais inscritos, o material de pintura. Pais e filhos desenvolveram algumas técnicas de pintura em tecido, criando uma toalhinha da unidade familiar aos 90 anos de vida da Escola da Vila. 2- No ginásio de esportes foi apresentado aos inscritos, algumas brincadeiras. Foi muito divertido, especialmente o cabo de guerra onde pais e filhos buscavam forças para a vitória. Um momento especial que a maioria das vezes a família já não vive, devido ao ritmo apressado da vida moderna.

Depois foi partido o bolo de aniversário, e oferecido entre os presentes. Não houve quem rejeitasse a deliciosa fatia oferecida com tanto carinho pela Escola.

E assim, o sábado se encheu de alegrias e de reconhecimento aos que nos antecederam e fizeram o inicio da caminhada da Escola aniversariante. Nossa terra, nosso hino de amor!

ELZA DE MELLO
Postado por ELZA DE MELLO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança