Coluna de Elza de Mello - 11 de abril/2018

11 Abr, 2018 16:27:14 - Colunistas

IÇARA NOSSA TERRA NOSSA GENTE (236)     

É como muito carinho que espero chegar até aos alunos das escolas da  Ilha das Flores, um trabalho que tem como objetivo manter o intercâmbio cultural entre os municípios representados nas escolas de Sanga Funda – Escola Municipal de Ensino Fundamental “José Fernandes Silveira”, da localidade de Sanga Funda – Içara e a Escola de Lajes das Flores e de Santa Cruz das. 

O livro tem inicio com a apresentação dos Açores – Portugal, para que nossas crianças içarenses saibam um pouco da História de Lajes das Flores e da vida  do povo florentino. É apresentado o Patrimônio Material do conselho e freguesias e complementado pelo Patrimônio Imaterial que a literatura florentina nos acena. São textos que enriquecerão a leitura de nossos estudantes, oportunizando interpretações e contextualização com a literatura içarense. Procurei trabalhar com clareza o máximo possível, porém sei que encontrarão palavras e expressões que será preciso ajuda da professora para a compreensão dos alunos. Espero que façam-na e, posteriormente, poderão repassar-me para que eu possa atualizar-me. Em seguida Içara é apresentada ao estudante da Ilha das Flores com seu Patrimônio Material e Imaterial. 

Sou uma professora apaixonada pelo ensino aprendizagem, e comprometida com a educação e a cultura de base açoriana em meu município. Procuro preservar valores, usos e costumes que nos aproximam como povo proveniente da mesma raiz ancestral.  Estaremos sempre no mesmo pulsar de nossos corações amorosos e coirmãos.

Na parte içarense foi apresentado Içara na História das grandes navegações, culminando com o seu descobrimento em 1.500 e todo o processo de colonização onde a diáspora açoriana ocupou a parte mais preciosa de Santa Catarina - Içara, minha terra natal. Em seguida vem o Patrimônio material do município, o desenvolvimento econômico e uma mostra da literatura içarense com textos para leitura, interpretação e contextualização.

É um livro muito simples, um roteiro pedagógico que será usado pelos nossos estudantes do Projeto- Etnia na Escola. E como o projeto está inserido na escola José Fernandes Teixeira de Sanga Funda, é lá que ele será usado. E assim, sinto-me muito feliz por estar podendo colaborar com você, professora, ao compartilhar nosso fazer pedagógico, e cooperar com vocês alunos ao inseri-los em um contexto tão diferente do seu conhecimento atual . E, finalmente espero  poder contribuir para nossa aproximação como cidades geminadas. Recebi a incumbência de cuidar desse intercâmbio e não economizo trabalho para manter esse contato, esse intercâmbio, em funcionamento.

Espero ver o livro trabalhado para dar-me satisfação. Foi um presente que fiz as escolas daqui e de lá com o interesse de ver nosso alunos tendo um pouco de conhecimento de nossa história ancestral e de nosso povo coirmão que ainda vive nas terras distantes que tantas saudades deram aos nossos ancestrais. Minha terra e minha gente é uma parte de mim e jamais esquecerei de meus familiares que me legaram o zelo e o amor por nossas matrizes étnicas e nossa cultura de base açoriana.

ELZA DE MELLO
Postado por ELZA DE MELLO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança