Coluna de Elza de Mello - 08 de março/2018

08 Mar, 2018 09:37:37 - Colunistas

IÇARA NOSSA TERRA NOSSA GENTE (204)

Falar de Içara é falar  é falar de 270 anos de história viva. É relembrar a vinda da etnia açoriana para ocupar um espaço de domínio espanhol para a Coroa portuguesa. E para a consolidação deste domínio foram trazido diversas famílias que colonizaram as terras, descobriram um produto transformado nos rústicos engenhos em farinha de mandioca e dado um novo rumo às terras habitadas pelos indígenas que lhes forneceram a matéria prima. E  foi esse produto industrializado, que deu força ao desenvolvimento da Capitania de Sant’Ana, atual estado de Santa Catarina. São 270 anos da presença açoriana, que a partir de Desterro migrou por toda Santa Catarina e fundaram as diversas localidades litorâneas, incluindo nossa linda e doce Içara. É com esse foco que a Associação Cultural de Içara vem abraçar as mulheres içarenses que ajudaram a construir esse patrimônio histórico cultural do povo içarense:

As muitas mulheres educadoras de seus filhos; as mães. As muitas mulheres que ajudaram a perpetuar os saberes de base cultural dos filhos de Içara; as professoras que sempre estiveram prontas para repassar a arte da leitura e da escrita às novas gerações. As mulheres agricultoras que labutaram ao lado de seus maridos nos eitos de roça e só paravam para amamentar o pequeno que ficava deitado em uma esteira à sombra de uma árvore próximo ao eito. Outras vezes o pequeno esperava pela atenção da mãe no engenho enquanto a mãe raspava a raiz de mandioca para ir ao sevador. Mulheres que se desdobraram entre o serviço das roças e nas lidas domésticas;  a educação dos filhos e a formação de seu caráter, foram vocês  as construtoras de valores dos pioneiros em terra içarense.

Parabéns mulher!! Seu dia é muito especial pois representa a mão que embalou o berço e acariciou o herói anônimo nas grandes glebas das sesmarias içarenses promovendo a vida e o caldeamento de um povo aguerrido. Idosa ou jovem, você é mulher; você muito especial!!


ELZA DE MELLO
Postado por ELZA DE MELLO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança