Coluna de Elza de Mello - 08 de março/2017

08 Mar, 2017 15:54:39 - Colunistas

IÇARA NOSSA TERRA NOSSA GENTE (205)

Escrevo no dia internacional da mulher. Parece que a homenagem as mulheres içarenses estará atrasada se não soubéssemos que i dia da mulher é todos os dias. Das primeiras horas da manhã a mulher se desdobra em suas múltiplas tarefas: família, trabalhos domésticos, dupla jornada de trabalho quando tem outra atividade para contribuir com o orçamento familiar. São muitas as contribuições de uma mulher em uma família.  Mesmo que seja considerada o sexo frágil, hoje há mulheres que são organizadora e mantenedora de lares e formadora de gerações para a posteridade.

Não há como desconhecer a força da mulher perante as dificuldades e todos os obstáculos. Ela é capaz de vencer e levar, corajosamente, e levar consigo as pessoas ao seu redor. A aparente fragilidade feminina se faz encanto e esconde a fortaleza silenciosa de uma guardiã. Talvez seja por isso que a mulher foi escolhida para gestar o novo ser que ocupará lugares destinados na paisagem do meio ambiente. Ele é a Contribuição Divina na Obra da Criação.

Pensando na importância da Semana que homenageia a mulher, recordei que a assinatura de geminação de Içara com Lajes das Flores se deu nessa data. Abrimos a semana comemorando o primeiro aniversário de geminação. Nossa cidade feminina no nome e na beleza, irmã de outra cidade feminina e cheia de encantos e de mistérios geográficos não poderia passar em branco. A bandeira de nossa irmã gêmea tremulou ao lado de nossa bandeira municipal na praça da Juventude, junto ao museu ferroviário no centro da cidade de Içara. A brisa da tarde em Içara elevou o mais alto possível nossos Pavilhões municipais como um aceno carinhosos aos seus descendentes. A Fundação Cultural não esqueceu nossos compromissos assumidos entre festa. Ex-presidente e presidente da Fundação Cultural de Içara esmeram-se.

A noite foi inaugurada a Escola de Ensino Fundamental José Fernandes Silveira, em Sanga Funda. A comunidade pode conhecer a escola construída e equipada para atender a demanda educacional que a localidade comporta. Na oportunidade, a família do patrono da Escola esteve presente, e foi agraciada com mimos e falas enaltecedoras ao trabalho comunitário de José Fernandes Silveira, como a doação de terras para escola e moradia para a professora, já que não tinha transportes na época. Esse gesto fez com que a vocação ao magistério fosse despertada na família com duas de suas filhas professoras, seguida atualmente pelas netas.

A noite de ontem, terça-feira, foi a vez da Câmara Municipal de Içara homenagear a data naquele  recinto democrático, chamado por nosso irmãos geminados de Casa do Povo. E para celebrar a data foi redigida uma monção em homenagem ao ato da geminação, e agradecimentos à delegação que se deslocou da Região Autônoma de Açores, mais propriamente do Concelho de Lajes das Flores até Içara, para a assinatura do protocolo de geminação. Os representantes da Associação Cultural Açoriana de Içara e do grupo de danças Aurora Açoriana se fizeram presentes. E essa presença foi retribuída por nossos Edis com  flores, e muito carinho, alusivo ao dia da mulher. - Foi lindo!! Disseram.

Outra linda surpresa deste dia foi a posse da vereadora Edna Benedet da Silva. Mais uma mulher entrando no cenário político, mesmo que precise se afastar para tratar  de assuntos  sindicais. Louvores também às mulheres que já se destacam na Administração Municipal.  É uma alegria ver que o Prefeito acredita na capacidade feminina. Nossos agradecimentos à matéria do Jornal Içarense, nº 3.266, p.4. Desde 1997 veiculando nosso ser e fazer de base açoriana. Nosso coração está em festa.

Parabéns mulheres içarenses! Vocês são marcas indeléveis no Chão Içarense.

ELZA DE MELLO


ELZA DE MELLO
Postado por ELZA DE MELLO


coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE