Coluna de Elza de Mello - 08 de fevereiro de 2017

08 Fev, 2017 13:44:12 - Colunistas

IÇARA NOSSA TERRA NOSSA GENTE (179)

Fevereiro trouxe  a semana pedagógica que trata da preparação dos professores para o retorno às aulas. É o momento oportuno para as revisões de planejamentos, metas para o ano letivo e a preparação do ambiente escolar que receberá os alunos para mais um ano escolar. Para alguns o inicio de sua vida escolar ou o conhecimento de um ambiente novo por se tratar de um aluno novo na escola. Haverá também novos professores para cobrir as aulas de professores que se encontram em cargos de gerência da unidade escolar. Enfim, um ano novo para alunos e professores é sempre um recomeço.

Levantei-me cedo na segunda-feira e olhei no calendário que marcava o dia 06 de fevereiro. Lembrei-me que foi a 06 de fevereiro de 2016, ano passado, que recebemos a delegação de Lajes das Flores para a assinatura do protocolo de geminação entre aquela cidade açoriana e Içara. Planejou-se uma missa solene para recebê-los entre os içarenses que os aguardavam. Houve muita receptividade para com nossos irmãos gêmeos que se dispuseram a vir de tão longe a um convite do prefeito içarense, o Sr. Murialdo Canto Gastaldon. E olhe que o português precisa estar muito convicto para aceitar certos convites. Pois bem, Içara recebeu uma pequena comitiva contando as pratas da casa de nossa cidade gêmea: o seu Presidente, Sr Luis Carlos Martins Maciel, o Presidente da Assembléia Legislativa Sr. José Eduardo Gabriel, a funcionária publica municipal Sra  Luísa Maria Rocha Serpa e seu esposo, o Sr. José Agostinho Serpa, artesão especializado na fabricação de viola de arame e outros instrumentos musicais, músico e o fotografo da equipe. Quatro pessoas que vieram para conhecer Içara e seu povo, e levar aos Açores as noticias de um povo que deixou as ilhas na epopeia da diáspora por uma terra prometida, a terra do pão e do amor que as lavas vulcânicas fizeram desaparecer do seu contexto açoriano no longínquo 1748/ 1756. E um dos itens do acordo de acordo da geminação lavrado, foi a troca de visitas de delegações de representantes institucionais dos dois municípios.

Nós da ACAI, Associação Cultural Açoriana de Içara, junto à Fundação Cultural, com o seu presidente, o Sr. 

Daniel Lock, planejamos uma agenda capaz de situar a delegação Florentina no espaço municipal de Içara e assim apresentar nossa terra, nossa gente e nosso desenvolvimento econômico. Acompanhei, quando foi possível, a visita da delegação açoriana por nossa bela e amada Içara. Estávamos na semana pedagógica e precisava acompanhar o trabalho de minha escola que é da rede estadual de ensino.  Mas tudo saiu satisfatório. As entidades içarenses e etnias colonizadoras foram  receptivas e tudo saiu muito bem. A Câmara Municipal de Içara mostrou-se como Casa do Povo, como é denominada em  Açores, tal a sua recepção à delegação e acompanhamento na assinatura do Protocolo. Foi que foram trocados os mimos entre as duas cidades.

Bem, o tempo parece que alçou vôo. Aqui aconteceu o pleito eleitoral de mais uma administração içarense. 

Houve a vitória da  administração que procurou pela geminação e fez um pais estrangeiro acreditar que era importante a nós, içarenses. Mas a sequência do Protocolo espera a realização do item que trata da troca de visitas entre representantes institucionais dos dois municípios. Não estivesse eu envolvida como representante da ACAI, nem lembraria do fato. Mas como me comprometi  no processo, fico angustiada se tal troca de visitas não ocorrer. Estamos em ano eleitoral na cidade de Lajes das Flores e o tempo urge para que o protocolo seja honrado. O coração do povo içarense guarda as saudades de seus ancestrais e em tudo se faz leal. Somos um povo cheio de amor telúrico. 

Parabéns Içara e içarenses pelo primeiro aniversario da geminação açoriana!!

ELZA DE MELLO
Postado por ELZA DE MELLO


EXPRESSO COLETIVO ICARENSE