Coluna de Elza de Mello - 06 de dezembro/2017

06 Dez, 2017 10:45:19 - Colunistas

IÇARA NOSSA TERRA NOSSA GENTE (230)

E domingo, primeiro Domingo de Advento foi o dia escolhido por Padre Silvestre Junkes para celebrar suas Bodas de Diamantes de Ordenação Sacerdotal. São 60 anos de vida dedicada ao Sacerdócio, vida vocacionada ao serviço da Igreja Católica Apostólica Romana. Vida de trabalho como de qualquer operário da grande massa popular; porém centrada na Messe, na Evangelização e na celebração de vida e fé. E como toda vida operária, a chama sacerdotal dava o lume para que o Sacerdote não fosse desviado de seu caminho, verdade e vida. Foi uma vida de dedicação e de edificação de muitas obras em pedras e uma infinidade de obras da Igreja edificada pelo poder do Espírito Santo de Deus. O mesmo Espirito Santo que edifica as famílias na grande caminhada ao Reino de Deus; e os prepara para a volta à casa do Pai já com a missão cumprida. Padre Silvestre, um grande Pai Espiritual de sua Igreja centralizada na Paróquia São Miguel Arcanjo. Hoje, nonagenário e com alguns achaques do peso da idade e do desgaste dos  muitos trabalhos, está recolhido a sua casa e acompanhado de uma pessoa especial, sua cuidadora Alice. Não preciso argumentar que é uma pessoa que o Senhor enviou em seu socorro, para assisti-lo em sua velhice, como assim esperamos de nossos filhos em nossa família, exemplo da Família de Nazaré.

Padre Silvestre é uma pessoa rara: Sábio e singelo, dá-nos exemplo sem impor seus ensinamentos; distinto em suas ações e reflexões, tem o dom da escuta hoje bem mais aprimorada. Sabe que foi um jovem questionador, lutador, pacificador, humilde e sempre pronto a estender sua mão aos que necessitassem de sua ajuda. Bom filho, teve nos pais o direcionamento para suas ações e reflexões e com os seus dois irmãos sacerdotes, Padre Bernardo e Padre Alfredo, deram à Igreja Católica os seus dons, acrescentados de muitos ganhos em forma de construções religiosas. Aqui em Içara edificaram sua casa para a vida de fé e de amor pelo povo içarense. Temos muito orgulho de mostrar a construção sociorreligiosa que nos legaram. Que esse legado seja preservado para que a posteridade reconheça-nos.

Mas porque estivemos a frente das comemorações com o lançamento de Memórias de Padre Silvestre Junkes: Sacerdote e Operário da Obra Divina, queremos agradecer aos amigos de Padre Silvestre que deram seus testemunhos na elaboração do livro, ajudaram financeiramente nos trabalhos e na bela festa realizada no Salão Paroquial da Matriz São MIguel Arcanjo. Agradecimentos ao Padre Maxssuel, o Pároco atual. Ao seu amigo de ordenação, Padre Manoel Odorico Francisco, da Paróquia Nossa Senhora da Salete. Aos padres aos quais tem muito apreço, padres Carlos Vech, atual Pároco da Matriz São Roque de Morro da Fumaça; Padre Orlando Cechinel, da Paróquia de Quarta Linha; Padre Agenor Pedros da Paróquia São Paulo Apostolo e Padre Dorival Zanete que se fez presente, nos enriquecendo com sua presença. Não passaram despercebidas as irmãs do Divino Zelo, do Colégio Cristo Rei, a quem Padre Silvestre nutre muito carinho.

A festa foi maravilhosa pela companhia dos muitos parentes, fiéis e admiradores de Padre Silvestre. Parabéns especial à Marilza Gabriel Cardoso e sua bela família, Edina da Silva Freitas e seus pais, minha família linda e sempre a me acompanhar e aos doadores do pôster o Elton Dagostin que fotografou  e fez um belo ensaio fotográfico e o Adalberto que confeccionou o Pôster de Padre Silvestre. Foi um belo trabalho!  Obrigado ao Pároco da Matriz São Miguel Arcanjo, aos acólitos, coroinhas e comunidades que se fizeram presentes. Obrigado ao movimento vocacional que cozinhou e serviu o gostoso almoço aos nossos convidados. E a Pastoral da Criança que serviu o bolo com os devidos Parabéns. Deus os abençoe generosamente e conserve ao Padre Silvestre entre nossa gente e em nossa terra, Obrigadooo!

ELZA DE MELLO
Postado por ELZA DE MELLO


Cooperaliança
coopercocal