Colóquio do CEDCA apresenta diagnóstico social da Criança e do adolescente de SC

05 Abr, 2019 16:37:28 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

A apresentação do diagnóstico social da Criança e do adolescente de Santa Catarina foi um dos destaques do Colóquio Estadual promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e dos Adolescentes (CEDCA), realizado nesta quinta-feira (4), no auditório do Ministério Público de Santa Catarina. Uma consulta pública que vai elaborar as políticas públicas dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de Santa Catarina para os próximos dez anos também foi aberta no evento.

Este diagnóstico rastreou a percepção sobre temas como convivência familiar, educação, hábitos, comportamentos, drogas, sexualidade e outros pertinentes a infância e juventude. Conforme informações da Diretora Executiva da Painel Instituto de Pesquisa, Ermelinda Uber Januário, o documento que exibe 73 indicadores tem o registro de 1.311 entrevistas realizadas com adolescentes de 12 a 17 anos, em pesquisa declaratória, com margem de erro de 2,7%.

Segundo ela, estes indicadores integram a base de conteúdo para a criação e solução de políticas públicas, que contribui com planejamento e direcionamento de recursos que permitem ao gestor conhecer qual a necessidade de cada região. “É o primeiro passo da sistematização de dados que podem gerar estudos e discussões mais aprofundadas em vários temas extremamente necessários”, explicou ela.

Dos entrevistados, 49% não conhece o Estatuto da Criança e do Adolescente. Quando perguntados sobre prática de atividades esportivas, chega a 36% o número de adolescentes que não se movimenta com nenhuma atividade. E ao serem abordados sobre violência psicológica, bullying, negligência ou algum tipo de violência física ou sexual, 59.6% dos entrevistados já foram vítimas de alguma delas.

Para a Secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Maria Elisa De Caro a apresentação deste diagnóstico coroa muitos anos de luta do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CEDCA) e da Diretoria dos Direitos Humanos da SST. Ela acredita que agora é o momento de ação efetiva. “Este sonho tem mais de cinco anos. Batalhamos muito para chegar neste patamar. O dia de hoje é inesquecível e vamos ter muito trabalho ainda pela frente. Agora com dados e informações que contribuirão para a construção de políticas públicas diferenciadas”, relatou. Estes dados vão contribuir para a melhoria das vidas das crianças e adolescentes de Santa Catarina.

A coordenadora geral do CEDCA, Elaine Paes e Lima considera a participação da sociedade, o grande desafio do evento. Na oportunidade lembrou que a Secretária Maria Elisa está no processo de construção deste projeto desde o início e pediu apoio de todos os envolvidos para que esta proposta não seja de papel, mas que se transforme em lei estadual.

O Colóquio Estadual dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes reuniu representantes de diversos municípios. Entre eles, Blumenau, Braço do Norte, Criciúma, Grão Pará, Tubarão e Orleans. Participaram ainda integrantes do Ministério Público, como o Promotor dos Direitos Humanos, Dr. Daniel Paladino, o Promotor de Justiça, João Luiz de Carvalho Botega, Conselheiros de Direitos Humanos, Conselheiros Tutelares, e o presidente da Comissão Parlamentar dos Direitos da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o Deputado Estadual Sérgio Mota. Evento foi transmitido ao vivo pelo youtube, no canal da SST, e pode ser visto no endereço https://www.youtube.com/watch?v=WRGexAwzBYE&t=1362s

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal