• Colonoscopia: um exame importante e necessário

    Coloproctologista  do HSJosé alerta sobre a importância de realizar o exame a partir dos 45 anos

Colonoscopia: um exame importante e necessário

26 Jul, 2018 14:31:26 - Saúde

Criciúma (SC)

O que é Colonoscopia

A colonoscopia é um exame conhecido principalmente por conseguir identificar e visualizar lesões na parede intestinal. O exame de colonoscopia trata-se de um procedimento de imagem, onde é possível avaliar o interior de todo intestino grosso até o final do intestino delgado.

Para realização do exame, não há necessidade de internação.

De acordo com a médica coloproctologista do HSJosé Dra. Denise D`Avila Búrigo (CRM-17190/RQE-15864), a colonoscopia é um exame muito importante na avaliação das doenças do intestino,  pois consegue avaliar com muita eficácia todo o interior do cólon. “A imagem transmitida para um monitor, fornece informações que nenhum outro exame (raios- x, tomografia, ressonância magnética) consegue mostrar. O procedimento geralmente é indicado para investigação de problemas como dores abdominais crônicas, anemia, constipação, diarreia crônica, sangue nas fezes ou sangramento anal, na suspeita de problemas como as doenças inflamatórias intestinais, doença diverticular do cólon, detecção de pólipos benignos e do câncer de intestino”, explica a especialista.

Como o exame é realizado

Por meio de um endoscópio que recebe o nome de colonoscópio, o procedimento geralmente é realizado com sedação; por isso o paciente não sente nenhum tipo de dor ou desconforto. O processo consiste na utilização de um aparelho com cerca de um centímetro de diâmetro, flexível, que possui uma câmera acoplada, que passa pelo reto, intestino grosso e chega até o final do intestino delgado. Quando o equipamento esta sendo introduzido no paciente, gás carbônico é injetado para que as alças intestinais sejam insufladas e assim a passagem do aparelho e a visualização se tornem mais fáceis.

A médica Coloproctologista afirma ainda, que durante o procedimento, se houver a visualização de alguma lesão nas paredes intestinais ou pólipos, o médico tem a possibilidade de retirar amostras para biópsia de lesões suspeitas, além daretirada de pólipos que são lesões benignas que originam o câncer de intestino quando permanecem durante alguns anos no intestino.

Por ser um exame complexo para realização, é necessário treinamento específico; por isso é de fundamental importância que o médico especialista realize o procedimento.

Geralmente os médicos com especialidade em coloproctologia, gastroenterologia ou cirurgiã geral com os devidos treinamentos podem realizar a colonoscopia que dura em média 30 minutos.

“É importante destacar, que antes da colonoscopia o intestino grosso deve ser completamente limpo, para isso o paciente deve: por 1 a 3 dias fazer uma dieta com poucos resíduos, ou seja, evitar alimentos ricos em fibras (frutas, legumes frescos, alimentos gordurosos e laticínios são desaconselhados). No dia anterior o paciente deve usar medicações laxativas, de acordo com orientação médica, que irão eliminar completamente as fezes do cólon. Mas todas estas orientas o paciente recebe antes de realizar o exame”, destaca Denise.

Idade correta para realizar o exame

De acordo estudos, pacientes acima de 45 anos de idade devem realizar o exame de colonoscopia, porém, pacientes de qualquer idade, quando indicado pelo médico especialista são candidatos a realização da colonoscopia. “Quando falamos sobre câncer de intestino, que é o terceiro tipo de câncer mais comum nos homens e o segundo mais comum que atinge as mulheres; todos os pacientes acima de 45 anos devem fazer algum exame de rastreio. Quando não há história familiar da doença, o rastreio pode ser iniciado com a pesquisa de sangue oculto nas fezes, se positiva, é necessária a realização de uma colonoscopia. O rastreio deve seguir até os 75 anos, ou até os 85 se houverem sintomas com necessidade do exame. Quando o resultado é normal e não há historia familiar de câncer, a colonoscopia deverá ser feita a cada 10 anos”, enfatiza.

A especialista finaliza trazendo uma alerta para pacientes que apresentam histórico familiar de câncer de intestino; sobre a importância da avaliação determinada pelo médico sobre a melhor idade para a realização de uma colonoscopia.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal