• Colombo participa de debate sobre o abastecimento de gás natural

Colombo participa de debate sobre o abastecimento de gás natural

22 Mai, 2017 11:20:37 - Política

Florianópolis (SC)

Especialistas da área de gás natural estão reunidos em Florianópolis para debater o futuro do insumo. O encontro da International Gas Union (IGU), que segue até esta terça, 23, tem o objetivo de discutir alternativas para o suprimento de gás natural para os estados da região Sul a partir de 2020, quando encerra-se o contrato da Petrobras com a Bolívia, atualmente o único fornecedor do insumo para esses estados. O governador Raimundo Colombo participou de debate na manhã desta segunda, 22, acompanhado do presidente da SCGás, Cósme Polêse, e do secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira.

“Santa Catarina tem o gás mais barato do Brasil e estamos fazendo um grande esforço para levar esse importante insumo para todo o território catarinense. Houve um aumento muito grande de produção, e discutir e influenciar a decisão de 2020 será fundamental para a gente ter um produto ainda mais competitivo. Esse debate é necessário para a nossa economia poder oferecer gás mais barato, nas residências e nas indústrias”, afirmou Colombo.

O fim do contrato entre Petrobras e Bolívia será em 2019, e isto abre a possibilidade de os estados do Sul do Brasil e o Mato Grosso do Sul, que fazem parte do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), se unirem para negociar a compra de gás natural diretamente com o governo boliviano.

“O gás natural é um poderoso energético que precisa de inovação, tecnologia e renovação para acompanhar o processo de evolução de uma sociedade com necessidades cada vez maiores de energias limpas”, ressaltou o presidente da SCGás, Cósme Polêse.

Ele também comemorou a escolha de Florianópolis como a cidade-sede do encontro, que tem a coordenação do governo catarinense. “Santa Catarina é um estado de destaque no setor energético. Temos o terceiro principal mercado de gás natural do país e um forte viés voltado para inovação de aplicações do insumo. Estamos felizes com a escolha e faremos desses dias de discussões e aprendizado mais uma oportunidade para estudarmos nossos processos e melhorarmos nossos serviços aos consumidores catarinenses, visando à universalização do uso do gás natural”, afirmou.

Também participaram do evento desta segunda, a diretora do Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Symone Araújo; e o representante do comitê de trabalho da IGU, Mohammad Reza Ghodsizadeh. Mais informações sobre o evento estão no site oficial.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança