• Colombo participa da formatura de 134 novos servidores do IGP

Colombo participa da formatura de 134 novos servidores do IGP

23 Nov, 2016 14:58:21 - Política

Florianópolis (SC)

O governador Raimundo Colombo acompanhado do secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, participou na manhã desta quarta-feira, 23, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, da sessão solene de formatura de 134 novos servidores da carreira de auxiliares periciais, nos cargos de auxiliar criminalístico e auxiliar de laboratório do Instituto Geral de Perícias (IGP). Os profissionais foram aprovados no concurso público de 2014 e direcionados para 31 cidades de Santa Catarina.

“Ganhamos muito em qualidade porque a perícia agiliza todo o processo judicial, levantamento e confirmação das provas. Isso tem uma grande importância na eficiência do serviço de segurança pública. Estamos ganhando muito com essa nova equipe que se integra às nossas forças”, disse Colombo.

Para o secretário César Grubba, essa formatura resulta em um total de 248 novos profissionais nomeados. “Proporcionalmente, um crescimento de mais de 50% em relação ao efetivo total existente no primeiro ano do início do governo em 2011”.

Durante o mês de julho deste ano, os novos servidores iniciaram o curso de formação profissional na Academia de Perícia do IGP (Acape). Durante as aulas teóricas e práticas, os profissionais ampliaram o conhecimento nas áreas de Direito Aplicado à Perícia, Criminalística, Fotografia Forense, Papiloscopia, Acidente de Trânsito, Genética Forense, entre outras.

Em agosto, os profissionais passaram por um estágio supervisionado para conhecer melhor as áreas de atuação do IGP, aplicando os conhecimentos adquiridos. Em setembro, iniciou-se a rotina de atividades nas respectivas funções. No total foram 90 dias, completando 460 horas de curso de formação, com aulas teóricas e práticas.

A formanda em auxiliar criminalístico, Yara Xangô da Silva Espíndola, destacou que a perícia tem papel fundamental para as polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros Militar. “Esse número grande e significativo de novos integrantes do IGP vai melhorar a agilizar os processos de perícia e vai poder atender melhor a sociedade catarinense que tanto necessita da perícia criminal quanto da identificação civil e criminal”.

O IGP em Santa Catarina

A estrutura do IGP é formada por quatro institutos: Criminalística, em 21 cidades, Identificação em 31, o Instituto Médico Legal (IML), em 27 e o de Análises Forenses, em oito. O órgão atende 50 mil pessoas por mês e entrega, em média, 600 mil identidades por ano. “Esses núcleos têm oportunizado uma maior proximidade com a comunidade e oportunizando uma resposta muito mais rápida em diversos procedimentos periciais. Somos reconhecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) como uma das mais descentralizadas do Brasil, o que tem contado muito ponto junto ao governo federal”, explicou o diretor do IGP, Miguel Acir Colzani.

Novos auxiliares criminalísticos

Araranguá – 3 servidores

Balneário Camboriú – 5 servidores 

Blumenau – 10 servidores

Brusque – 3 servidores

Caçador – 3 servidores

Campos Novos – 3 servidores

Canoinhas – 2 servidores

Chapecó – 10 servidores

Concórdia – 3 servidores

Criciúma – 10 servidores

Curitibanos – 2 servidores

Florianópolis – 21 servidores

Itajaí – 6 servidores

Jaraguá do Sul – 3 servidores

Joaçaba – 5 servidores

Joinville – 10 servidores

Lages – 7 servidores

Laguna – 2 servidores

Mafra – 2 servidores

Palhoça – 6 servidores

Porto União – 2 servidores

Rio do Sul – 4 servidores

São Bento do Sul – 3 servidores

São Joaquim – 3 servidores

São José – 3 servidores

São Lourenço do Oeste – 2 servidores

São Miguel D´Oeste – 3 servidores

Sombrio – 2 servidores

Tubarão – 4 servidores

Videira – 3 servidores

Xanxerê – 2 servidores

Novos auxiliares de laboratório

Balneário Camboriú – 1 servidor

Criciúma – 1 servidor

Florianópolis – 1 servidor

Obs: A tabela acima corresponde a totalidade dos servidores aprovados no concurso em 2014. Outros 13 servidores ainda estão em fase de conclusão do curso.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança