• Colombo diz que SC começa a dar sinais de retomada da economia

Colombo diz que SC começa a dar sinais de retomada da economia

15 Mai, 2017 10:15:52 - Política

Florianópolis (SC)

Na entrevista semanal ao Com a Palavra, o Governador, Raimundo Colombo destacou que a economia de Santa Catarina Catarina começa a dar sinais, ainda que de forma muito cautelosa, de retomada do crescimento. Apesar disso, ele observa que o cenário ainda é de dificuldades. Colombo ressalta que diante do cenário nacional, com queda de 8,5% no PIB e índice de desemprego em torno dos 13%, a recuperação econômica e da confiança do mercado tem sido lenta. 

“De fato, o cenário em Santa Catarina tem ficado um pouco melhor, a indústria contratou e a arrecadação em abril também está um pouquinho melhor. Nós sempre dissemos que Santa Catarina foi o último Estado a entrar na crise e será o primeiro a sair dela, essa afirmação está se tornando uma realidade”, salientou.

Para o próximo semestre e, sobretudo, para 2018, a expectativa é de um crescimento maior. “A gente acredita que votadas as reformas necessárias para o país e superada essa fase, o mercado volte a investir com mais vigor. Em Santa Catarina temos ainda um outro vetor de crescimento que é a exportação. A gente se fortaleceu nesse setor por conta da qualidade dos nossos produtos, da nossa indústria e da capacidade de venda internacional”, acrescentou Colombo.

O outro assunto da entrevista foi a segunda edição do Fundam. O programa repassa recursos a todas as prefeituras que apresentam projetos para a realização de obras em seus municípios. Na primeira edição foram mais de R$ 600 milhões. Colombo informou que serão realizadas reuniões em 21 associações de municípios, em todas as regiões do Estado, para apresentar um balanço do que já foi possível fazer na primeira edição e discutir os ajustes para a segunda etapa do Fundam que deverá ser lançada no começo do próximo semestre.

"A resposta positiva de Santa Catarina diante da crise reforça o nosso modelo, um Estado descentralizado, com regiões com autonomia e capacidade de produzir. O Fundam é um fortalecedor desse sistema, porque ajuda todos os municípios, especialmente os menores, para tornar possível a realização das obras que vão melhorar a vida das pessoas em cada comunidade. Os melhores avanços que você vê em qualquer lugar do mundo, partem desse princípio, de fortalecer as pequenas comunidades”, explicou.

A íntegra do programa está disponível nos canais oficiais do Governo do Estado no Vimeo e no Youtube. Na Rádio Secom, é possível acessar e fazer o download do áudio da entrevista.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE