• Colombo destaca novo modelo de previdência pública

Colombo destaca novo modelo de previdência pública

06 Fev, 2017 16:23:17 - Economia

Florianópolis (SC)

A oficialização da SCPREV em Santa Catarina, a colheita da maçã e a mensagem do governador ao legislativo catarinense foram os temas da entrevista semanal com Raimundo Colombo. O governador iniciou a conversa falando do modelo de previdência complementar lançado pelo Governo que pretende corrigir o déficit da previdência e garantir o equilíbrio fiscal do Estado. Colombo esclarece que a medida é para servidores admitidos a partir de 2016.

“Nós vamos mudar muito e proteger o servidor público de Santa Catarina. É claro que o impacto não será imediato, mas no futuro estaremos com a situação mais equilibrada. A SCPREV trabalha com o mesmo teto do INSS, aos moldes do sistema privado, e o servidor que quiser se aposentar com um valor maior, também terá de contribuir mais em um fundo complementar que será dele”, explica Colombo.

Para o governador, o déficit da previdência é hoje um problema que precisa ser corrigido, sob pena de comprometer investimentos em áreas essenciais como Saúde e Educação. “Se ficasse do jeito que estava a receita seria quase toda absorvida pelo pagamento da folha dos servidores, principalmente a dos inativos”, esclarece. Colombo acrescenta que quem já está trabalhando também está contribuindo mais, porque as alíquotas estão subindo gradativamente até 2018, quando devem alcançar o índice de 14%.

Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda, a adesão à SCPREV é facultativa, mas apontada como vantajosa, visto que as contribuições feitas em suas contas individuais são acrescidas mensalmente pelos patrocinadores no mesmo montante escolhido pelo servidor. 

O início da colheita da maçã no Meio-Oeste do Estado também foi um dos assuntos da entrevista. Colombo destacou a qualidade da safra de 2017, que será pelo menos 20% maior que a de 2016. “A safra de uva será boa, a de soja e a de milho também, ou seja, o agronegócio catarinense vive um bom momento, e isso nos ajuda a vencer a crise”, completa.

Ao encerrar, o governador Raimundo Colombo falou da mensagem na abertura dos trabalhos legislativos. “É fundamental um diálogo de respeito e de contribuição para as medidas e iniciativas que ajudem a construir e fortalecer o nosso estado. Se hoje nos destacamos é porque há essa parceria e esse entendimento de que o agente público precisa trabalhar para o bem das pessoas”, conclui Raimundo Colombo.

A entrevista na íntegra está disponível nos canais oficiais do Governo no Vimeo e no Youtube. O áudio pode ser acessado na Rádio Secom.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE