• Colheita Literária incentiva hábito de leitura na Educação Infantil

    Iniciativa que fez parte da Semana Literária do Colégio Satc busca desenvolver a linguagem e imaginação das crianças.

Colheita Literária incentiva hábito de leitura na Educação Infantil

09 Nov, 2023 15:29:59 - Educação

Criciúma (SC)

Os livros são fundamentais para a formação de cidadãos mais conscientes e críticos na sociedade em que vivem. O hábito de leitura é indispensável para a compreensão do que é o mundo para as crianças, além de ajudar no desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação.


Pensando nisso, a Educação Infantil do Colégio Satc,em Criciúma (SC), criou a iniciativa da Colheita Literária, ação que fez parte da Semana Literária da instituição.


“Os nossos alunos já têm um contato semanal com a biblioteca do colégio, eles fazem o empréstimo formal de livros e levam para casa, para as famílias também terem esse instrumento de estímulo. Então, para finalizar a Semana Literária, decidimos fazer a colheita para um troca-troca diferente. Os livrinhos estavam pendurados no teto e as crianças tiveram que colher um livrinho para degustar uma história”, conta a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Satc, Luciana Peruch Ferreira.


Segundo a professora, Giovana Pagani Daleffe, colher o livro era, também, um convite para a leitura em família. “O hábito da leitura é algo que nós incentivamos bastante aqui no Infantil, e levar para casa um pouquinho do que a gente faz em sala de aula reforça mais ainda esse nosso trabalho. As crianças estavam super animadas e, quando chegaram na escola, compartilharam com os coleguinhas como foi a experiência”, destaca.


A leitura é uma forma de abordar diversos assuntos com os pequenos, além de ajudar nas questões do desenvolvimento emocional e sentimental. “Os livros ampliam o repertório imaginativo das crianças, porque eles te levam para lugares que você não conhece, mas que passa a conhecer a partir da leitura. E contar histórias faz com que os alunos possam, às vezes, externalizar aquilo que estão sentindo e pensando, mas que com palavras eles não conseguem transmitir. Então, por meio desse recurso literário, os estudantes conseguem pensar, sentir e relacionar a história para sua própria realidade, com seus desejos e suas necessidades”, ressalta Giovana.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE