• Colégio Unesc promove ações especiais durante a pandemia para alunos do Terceirão

Colégio Unesc promove ações especiais durante a pandemia para alunos do Terceirão

16 Jun, 2020 12:16:56 - Educação

Criciúma (SC)

A reta final da vida escolar é um misto de sentimento. Se em circunstâncias “normais” o momento já se caracteriza por incertezas, inseguranças, euforia pelo novo e ao mesmo tempo o medo de tanta novidade que está por vir, em um ano atípico como 2020 a situação é ainda mais intensa. No Colégio Unesc todos esses sentimentos e expectativas também estão entre as “disciplinas” das aulas. Isso porque a escola realiza o Prepara Unesc, projeto que tem foco no ensino voltado à vida.

A ideia do Prepara Unesc, conforme a coordenadora pedagógica Mainara Figueiredo Cascaes, é permitir que que os alunos conheçam a Universidade como um todo. “Queremos que os estudantes se sintam parte dela e façam parte do processo de estar dentro da Universidade, aproveitando tudo que ela tem a oferecer”, comenta.

Iniciado já nas primeiras semanas do ano letivo, o Prepara Unesc já oportunizou encontros virtuais dos alunos do Terceirão com o Programa de Orientação Profissional (POP) da Unesc, com a equipe de Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing da Universidade, com a Central de Atendimento ao Estudante (Centac), entre outros profissionais e setores com foco em uma bate-papo sobre carreiras e oportunidades.

De acordo com Mainara, a participação e o retorno dos alunos têm sido excelentes e mostram o interesse da turma pelo conhecimento que vai além das disciplinas que serão compradas nas provas de vestibular. “Nossos encontros são sempre às sextas-feiras às 8h45 e eles demonstram que esperam muito para esse momento”, comenta.

Os feedbacks, conforme a coordenadora, são ponto crucial para que a equipe se dedique em oferecer cada vez mais oportunidades diferenciadas. “Como adolescentes prestes a saírem do universo escolar eles veem esses momentos como algo muito enriquecedor. São atividades que fazem com que eles saiam um pouco da rotina e possam ter outras visões sobre seu crescimento pessoal e profissional. Esse é mais um trabalho para prepara-los para o seu projeto de vida, seja ele qual for”, completa Mainara.

Respostas inspiradoras

Se na concepção da direção do Colégio Unesc o projeto é um sucesso, para os alunos o sentimento é o mesmo. Isso se prova com os feedbacks de alguns estudantes questionados sobre suas percepções acerca da iniciativa.

Para a aluna Ana Júlia Goulart, os momentos de reflexão são mais que especiais ou interessantes, são necessários. “O auxílio na escolha de qual caminho trilharemos após esse ano nos permite não só nos conhecermos melhor, mas também perceber que não estamos sozinhos nessa caminhada”, afirmou.

Todas as ações propostas pelo Colégio até o momento, conforme Ana, tiveram o objetivo primordial de esclarecer todas as dúvidas da turma. “Além de acalmar nossos medos quanto ao que temos em mente para nosso futuro. Desta forma o projeto tem sido essencial e muito significativo para todos os alunos que dele fazem parte”, completou.

O mesmo sentimento é o da Giulia Cunha Backes. De acordo com ela, são momentos de verdadeira reflexão sobre o que está por vir. “As atividades já me fizeram refletir muito sobre o meu futuro e sobre o que eu realmente quero e me fazem sentir à vontade para conversar sobre isso. Estão sendo de extrema importância”, acrescenta.

Nesta semana o convidado para a conversa no projeto Prepara Unesc será o vice-reitor Daniel Ribeiro Preve. Ele abordará a rotina e possibilidades de quem escolhe a graduação em Direito.

Confira o podcast no qual a coordenadora Mainara Figueiredo Cascaes explica sobre o Prepara Unesc e os alunos Bruno Carola e Igor Ghisi comentam sobre as avaliações acerca do projeto: ACESSE AQUI.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança