• Colégio Unesc inicia 2020 com aposta em novos projetos pedagógicos

    Nova direção e coordenações pedagógicas estão entre as escolhas da instituição para o desenvolvimento de um ensino de excelência com foco no saber, saber-ser e no saber-agir

Colégio Unesc inicia 2020 com aposta em novos projetos pedagógicos

10 Jan, 2020 12:00:53 - Educação

Criciúma (SC)

No momento em que a Unesc volta seus olhares para repensar os processos educativos do ensino de graduação, o Colégio Unesc segue a mesma sintonia e organiza seu planejamento educacional para 2020 com a nova equipe que realizará a gestão da escola. Os pontos de atenção das mudanças propostas sustentam-se em quatro eixos: gestão estratégica com equilíbrio dos aspectos pedagógicos e administrativos; proposta curricular inovadora e aderente as complexidades da educação contemporânea; forte investimento na formação continuada de nossos professores; e modernização da infraestrutura, todos aspectos que visam a formação de cidadãos atuantes e conscientes de sua atuação na sociedade.

No que se refere à estrutura física e segurança para o bem-estar de seus estudantes, quem chega no espaço da escola já percebe que o clima é de inovação. Com nova fachada, que é a primeira, das muitas mudanças estruturais planejadas, o local já é mais atrativo e anuncia a adaptação de um espaço que dialoga com o público infantil e adolescente, marcando a identidade do Colégio Unesc dentro da Universidade.

Entre os principais motivos para o reposicionamento da escola está as atenções para a excelência dos resultados também nos serviços prestados desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio. Liderando a nova equipe de gestão do Colégio Unesc estão, a partir desta semana, a coordenadora geral, Giselle dos Passos Vieira, acompanhada das coordenadoras pedagógicas Mainara Figueiredo Cascaes (coordenadora do Ensino Médio) e Wânia Inácio da Silva Ramos (coordenadora do ensino fundamental I e II).

Com grande experiência na área educacional, especialmente em gestão escolar, Giselle passa a integrar o time da Unesc e terá o apoio das coordenadoras que já atuavam no corpo docente da escola. A equipe tem o intuito de referendar a segurança da decisão a comunidade escolar e evidenciar um grupo que acolherá a todos com dedicação e cuidado, marca já reconhecida no Colégio, mas também com um planejamento estratégico claro com metas estabelecidas e que levarão a construção de uma escola reposicionada, ampliada e de referência na cidade e região.

Tranquilidade e confiança

O investimento de tempo e recursos em prol de resultados ainda melhores para os alunos, conforme a reitora da Unesc Luciane Bisognin Ceretta, é feito com a tranquilidade e confiança de que se traduzirá em um trabalho de excelência. “Estamos confiantes de que a nova equipe gestora dará continuidade ao trabalho realizado até aqui, mas, sobretudo, conduzirá o nosso colégio a novos patamares de excelência. Conheço o trabalho da Diretora Giselle na rede Marista, onde atua há mais de dez anos, e sei de seu alinhamento com o novo momento do nosso colégio”, avalia.

Para Luciane, tradição, complexidades do presente e desafios do futuro são elementos que se articulam no planejamento da nova escola que tem clareza de sua história, e a preserva, de seus princípios, mas que se reposiciona para atender aos novos tempos. Com novos espaços de aprendizagem, novas metodologias, aproximação dos problemas reais com o cotidiano da sala de aula a partir de conceitos que auxiliarão os estudantes, nas diferentes etapas da educação básica a adquirirem autonomia, sustentação teórica e experiência para a escolha de seus projetos de vida e profissão.

O desejo de fortalecer o ensino e a marca do Colégio Unesc, de acordo com a Reitora, surge da intenção de valorizar o passado da escola, o trabalho de todos aqueles que por ali já passaram e ainda passam, porém, dando-lhe a oportunidade de utilizar todo o potencial que uma instituição de ensino superior lhe oferece. “Estar dentro da Universidade por si só já é um grande diferencial para a escola. Queremos ampliar cada vez mais essa relação e explorar tudo o que a Unesc tem a oferecer e que certamente contribuirá com a aprendizagem de nossos escolares. Queremos um colégio de referência nos processos pedagógico, inovador e transformador”, pontua.

Excelentes expectativas

Feliz e segura com o novo desafio, a nova coordenadora geral está confiante no êxito do projeto. “Temos metas arrojadas e desafiadoras, mas já posso perceber que estou cercada de profissionais muito competentes e de que temos o aval da reitoria, o que é de extrema importância. O sentimento comum é o desejo de coisas boas, renovadoras e sólidas para o Colégio Unesc e é em busca disso que vamos trabalhar”, destaca.

Para a coordenadora pedagógica Mainara, esse é um processo importante para o novo momento da instituição. “Dentro de toda essa reestruturação que a Universidade vem passando, é essencial voltar os olhares também para o futuro do Colégio. Ele tem uma grande história e pode ter um futuro ainda mais bonito, especialmente com um ensino médio que tenha uma experiência formativa integrada aos problemas reais e que os convoquem a criar, reinventar, criticar e construir argumentação e autonomia”, acrescenta.

As palavras em destaque para novo momento do Colégio Unesc, de acordo com a coordenadora pedagógica Wania, são “confiança, inovação e equipe”. “Estamos bastante confiantes de que poderemos, ocupando diferentes lugares e com diferentes visões, nos complementarmos e fazermos, de fato, o Colégio Unesc que a gente quer”, aponta.

Os trabalhos da nova equipe já iniciaram e serão apresentados em detalhes a alunos e familiares no início do ano letivo, marcado para o dia 13 de fevereiro (quinta-feira).

Antes disso a equipe da escola também estará reunida para uma imersão que tem como foco a formação continuada dos professores, o planejamento do ano letivo, estudos e organização da recepção de nossos estudantes.

Participaram do encontro que serviu para alinhamento das novas propostas do Colégio Unesc, além da reitora e da nova equipe de direção, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, e a assessora pedagógica administrativa da Diretoria de Ensino da Unesc, professora Andréa Rabelo Marcelino.

As matrículas para novos alunos seguem abertas. O Colégio Unesc atende o público das 13h às 19h ao longo do mês de janeiro e mais informações sobre a escola podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-2530.

TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

FOTO: MAYARA CARDOSO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

JInews