• Colégio Satc promove valorização da formação técnica em toda região

    Os número de vagas oferecidas pelo mercado à instituição supera em seis vezes o número de alunos formados.

Colégio Satc promove valorização da formação técnica em toda região

19 Mar, 2024 10:03:12 - Educação

Criciúma (SC)

A educação profissional é um caminho mais direto para acessar o mundo do trabalho. Para contribuir com direcionamento dos alunos quando se fala em carreira, o Colégio Satc inicia o contato dos estudantes com diferentes áreas de formação a partir do 1º ano do Ensino Médio. A valorização da formação técnica está presente no dia a dia da instituição, visto que, são oferecidos 13 cursos técnicos com foco no desenvolvimento das habilidades e competências dos profissionais. A cada ano, o setor de estágios registra alta procura das empresas da região sul e do restante do estado catarinense, onde o número de vagas oferecidas supera em seis vezes o número de alunos formados.

Em 2023, o setor de estágio da Satc recebeu 2,3 mil vagas e neste ano até o momento, 500 oportunidades já foram abertas. “Formamos 350 profissionais técnicos em 2023, o que não supre o número de demandas vindas do mercado. Temos mais de  3 mil empresas cadastradas no nosso sistema e isso representa as inúmeras chances que os nossos alunos tem após a formação no técnico”, destaca o coordenador dos Cursos Técnicos da Satc, Adelor da Costa.

A grande aproximação da Satc com a indústria faz com que a geração de oportunidades seja mais próxima dos alunos. “Nosso propósito é possibilitar para os estudantes uma entrada direta no mercado de trabalho, para que cresçam na área e possam se desenvolver profissionalmente. Uma questão quando de fala no profissional técnico é de que ele vai ter oportunidade em vagas pouco valorizadas e isso já mudou, as empresas estão precisando de profissionais com experiências reais de mercado”, pontua o coordenador.

Valorização dos profissionais Satc

Para que a formação técnica tenha ainda mais valor para o currículo dos alunos, o quadro de professores de todos os cursos possui profissionais atuantes do mercado de trabalho.

Estando como professor há 15 anos, o egresso da Satc, Clauber Marques, leciona nos cursos de mecânica e fabricação mecânica. “Cursei o técnico em mecânica e fiz meu estágio em uma empresa aqui da região e foi lá que percebi a importância do técnico dentro da indústria. Porque o profissional dessa área representa 90% da mão de obra e são eles que de fato movimentam as empresas, pois atuam na transformação de uma matéria-prima em um produto final ou prestam um serviço também”, conta Marques.


O direcionamento para o futuro da carreira também impactou o professor e ex-aluno da Satc. “Esse processo de formação técnica esclareceu muito essa questão do valor que o técnico tem no mercado e também particularmente mudou a minha vida. De modo, que me proporcionou entrar em uma grande indústria, ter uma vida profissional, conseguir me realizar profissionalmente e foi um degrau que abriu a porta de uma graduação”, relata Marques, que atualmente é engenheiro mecânico.

Outra história que segue o caminho de ex-alunos retornando com experiências do mercado para lecionarem na Satc, é da professora, Márili Mendes Borges, formada no Técnico em Design. “Após me formar no Médio e ter contato com o mercado, percebi que gostava de design, mas não sabia se fazia faculdade ou o técnico. Depois de pesquisar, decidi fazer o técnico primeiro, principalmente para já ter essa entrada mais rápida no mercado de trabalho e por serem dois anos focados na prática. E esse ponto me impactou muito, pois segui no meu estágio e atualmente decidi fazer a graduação na UniSatc na mesma área”, frisa Márili.

Com os aprendizados adquiridos ao longo do curso, Márili relata maior acessibilidade nos conteúdos da faculdade. “Nas fases iniciais os alunos do técnico têm maior facilidade, pois já têm contato com os softwares, já entrando na frente nesse sentido. Porque esse aluno já consegue se virar sozinho até no processo de criação e disciplinas técnicas”, frisa.

Professores e ex-alunos

Chegam novas turmas todos os anos, alunos se formam e os professores seguem compartilhando experiências.

“Hoje como professor, tendo vivenciado esse processo de aluno, vejo que compartilho uma vida profissional. Então, busco mostrar, apresentar também essa importância da formação e contribuir também com a minha experiência prática e técnica para a carreira de cada um”, comenta Marques.


Atuando pelo seu primeiro ano como professora, Márili conta que a troca de aprendizado é constante. “Eu amo lecionar, porque eu realmente gosto de estar em contato com os alunos, poder estar em contato com novidade todos os dias, sem uma rotina. Tem sido um momento de realização mesmo, porque na medida que a gente vai ensinando, vamos aprendendo muito também sobre diversas coisas”, finaliza.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança