• Colégio Marista promove 1ª Simulação  de negociações políticas da ONU

Colégio Marista promove 1ª Simulação de negociações políticas da ONU

21 Ago, 2018 16:51:13 - Educação

Criciúma (SC)

Nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, o Colégio Marista São Francisco, em Chapecó (SC), realizará a 1ª Simulação Internationali Marista (SIM), em parceria com a Internationali Negotia, uma Instituição que há 17 anos realiza simulações no Brasil.  A proposta é permitir que  os estudantes participem de debates simulados, como os realizados em fóruns internacionais do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em 2017, o  estudante Arthur Tochetto Dal Piva, então aluno Colégio Marista São Francisco, que atualmente é estudante de Direito na PUC PR, participou com outros 140 candidatos de 21 estados, e recebeu o prêmio máximo do MIB – Modelo Internacional do Brasil, garantindo a oportunidade de ir a Harvard, nos Estados Unidos, participar de simulações internacionais, agora como universitário, representando o Brasil.

“Aprendi a exercitar minha oratória e, sobretudo a resiliência à negociação mediante uma estrutura completamente nova. Durante a simulação, fomos nomeados como delegados dos mais diversos países e tivemos que voltar nossa argumentação à ideologia e  valores nos quais esses povos acreditam, muitas vezes em detrimento de nossos próprios ideais”, conta Arthur.

Estudantes dos Colégios Maristas Frei Rogério (Joaçaba),  São Luís (Jaraguá do Sul), Paranaense (Curitiba), Medianeira (Erechin) e Colégio Marista de Cascavel também participarão da Simulação, que será oportunidade de crescimento profissional e intelectual. Conforme a professora Liana Cristina Giachini, Coordenadora Psicopedagógica do Colégio Marista São Francisco, a simulação, além de desenvolver competências socioemocionais e proporcionar momentos únicos de aprendizagem, torna-se uma vivência ímpar em que o conhecimento se constrói de maneira significativa e reflexiva, por meio da criação de propostas de intervenção na realidade, aspecto que valorizamos desde a Educação Infantil e que passa a ser exercitado efetivamente em situações como essa.

No início de agosto, os estudantes do Colégio Marista participaram de um treinamento, buscando, assim,  cada vez mais preparo, desenvolvendo habilidades que os prepararão para escolhas e decisões cidadãs na fase adulta. A etapa Chapecó é classificatória para o MIB final, que acontecerá em Brasília, no mês de Dezembro, e selecionará o representante brasileiro a ser enviado à Harvard no próximo ano.

“Em ano eleitoral, o SIM se torna ainda mais importante para nossos alunos, colocando-os em contato com informações atuais, e preparando-os para pensar de forma coletiva e cidadã. Além disso, 
favorece a aprendizagem e o aprofundamento das pesquisas acadêmicas, o desenvolvimento interpessoal, a capacidade de negociação, a habilidade da oratória, da argumentação e a vivência de possíveis áreas de atuação profissional”, acredita Liana.

Para fechar o evento, no sábado, dia 01 de setembro, a partir das 15h, haverá uma tarde cultural em que as nações estarão representadas em seus aspectos culturais, envolvendo artes, gastronomia, vestuário e curiosidades diversas, o que garante – além de tanto conhecimento – momentos de lazer que serão compartilhados com toda a comunidade Marista.

Serviço – 1ª Simulação Internationali Marista – Colégio Marista São Francisco

Programação:

31 de agosto – Sexta-feira

Manhã:
Credenciamento:  7h30 – 8h30
Cerimônia de Abertura: 8h30 – 9h30
Coquetel:  9h30 – 10h
1ª Sessão comitês: 10h – 12h30

Tarde:
2ª Sessão comitês: 14h – 16h30
Coquetel:  16h30 – 17h
3ª Sessão comitês: 17h – 19h

1° de setembro - Sábado

Manhã:
1ª Sessão Comitês: 8h - 10h
Coquetel: 10h - 10h30
2ª Sessão Comitês: 10h30 - 12h30
Cerimônia de encerramento: 12h30 - 13h30

Tarde:
Preparação da tarde cultural: 14h30 - 15h30
Tarde Cultural: 15h30 - 17h30

Local: Colégio Marista São Francisco
Endereço: R. Mal. Floriano Peixoto, 550 L - Centro, Chapecó - SC

Sobre o Colégio Marista São Francisco

Inspirado em valores sólidos e acompanhando as mudanças da sociedade, o Colégio Marista São Francisco, parte do Grupo Marista, baseia-se na excelência de mais de 50 anos em Educação para formar agentes de transformação. Localizado na cidade de Chapecó (SC), contribui no desenvolvimento de gerações de profissionais, líderes sociais, expoentes na política, nas ciências e nas artes. Seus 1.200 alunos dispõem de ampla infraestrutura e uma aprendizagem que inicia na Educação Infantil e se aprofunda ao longo dos Ensinos Fundamental e Médio. O compromisso com os resultados envolve preparação para todas as provas da vida. Outras informações, acesse: www.colegiosmaristas.com.br

Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam açõesdehumanização,conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE