• Colchas de retalhos serão expostas no Dia Mundial de Combate à Aids

Colchas de retalhos serão expostas no Dia Mundial de Combate à Aids

29 Nov, 2017 18:45:18 - Variedades

Içara (SC)

A próxima sexta-feira, dia 1º, será de conscientização em Içara. A equipe do Programa DST/HIV/Aids, da Secretaria de Saúde, promoverá um dia com atividades alusivas ao Dia Mundial da Luta Contra AIDS. A programação inicia às 10h, na praça da Matriz São Donato, com a exposição das colchas de retalhos, confeccionadas pelas instituições içarenses.

De acordo com a psicóloga do Programa DST/HIV/AIDS, Samira Abdenur, a exposição foi inspirada no projeto “NAMES Project AIDS Memorial Quilt” (Memorial da Colcha de Retalhos Alusivo às Vítimas da AIDS), criado nos Estados Unidos, em 1987, para lembrar das pessoas que morreram de doenças relacionadas à AIDS. "A tradição diz que as colchas são costuradas a partir de múltiplos fragmentos, cada um simbolizando a vida abreviada de um portador. Em nossa cidade, trazemos a ideia da colcha, para  mobilizar a sociedade civil ao longo dos meses e não somente em dezembro, com foco na questão da prevenção e disseminação da epidemia”, explica.

“A quilts (colchas) são consideradas as maiores peças de artesanato comunitário do mundo. Queremos com este evento conscientizar sobre a prevenção das DSTs, mais especificamente a AIDS e discutir sobre o preconceito contra os portadores”, acrescenta a secretária de Saúde Lucimara Ferreira.

As dez colchas foram confeccionadas pela Associação Beneficente Berço Dos Anjos, Apae, Estratégias de Saúde da Família, Secretaria de Educação, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Pastoral da Aids, Programa DST/HIV/AIDS e Lions Clube. Na FAI, uma das instituições participantes, a colcha foi confeccionada pelas mães dos clubes da cidade. “Cada clube confeccionou uma tira da colcha, que foi costurada pelas monitoras”, colocou a presidente da FAI, Ceneli de Freitas Gastaldon. Já no Programa DST/Aids cada portador costurou seu próprio retalho.

Programação cultural e religiosa

Ainda durante a sexta-feira, ocorrerão apresentações da Fundação Municipal de Cultura e Esportes. A ação encerra a noite com uma missa, presidida pelo Padre Antonio Vander. Após a missa haverá a apresentação do Coral Show Criança Feliz. O Dia Mundial da Luta Contra AIDS é comemorado em 1º de dezembro e tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre essa doença. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde que fixou a data de comemoração.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE