• Cocal reúne 70 produtores de gado para fomentar carne de qualidade

Cocal reúne 70 produtores de gado para fomentar carne de qualidade

12 Jul, 2017 22:13:55 - Geral

Cocal do Sul (SC)

O Governo Municipal de Cocal do Sul por meio da secretaria de agricultura e a Epagri reuniram, nesta quarta-feira (12), 70 produtores de gado do município para o Dia de Campo de Pecuária. O encontro foi realizado na localidade de Rio Comprudente, na propriedade do agricultor Dionísio Paulo de Brida e teve como tema “Qualidade da Carne”. O evento foi aberto pelo prefeito Ademir Magagnin, a vice-prefeita Cirlene Gonçalves Scarpato e pelo gerente regional da Epagri, Fernando Preve.

A médica veterinária da rede de supermercados Giassi, Carine Dotti Boff foi uma das palestrantes e apresentou a realidade do mercado consumidor e o que ele quer e espera dos produtores. “Nosso cliente quer sabor, maciez e suculência. E isso é um processo que tem que ser trabalhado desde a propriedade até o destino final, passando por vários fatores que influenciam a qualidade do produto, como: genética, idade, sexo, alimentação, raça e o transporte do animal. Hoje nós precisamos buscar carne bovina em outros estados para atender a nossa demanda. São mais de 30 mil quilos para cada loja que poderíamos comprar dos produtores da nossa região”, relata.

Para o gerente Regional da Epagri, Fernando Preve esse é um trabalho realizado pela Epagri em parceria com o Governo de Cocal como forma de desenvolver e incentivar a produção de carne no município. “É nosso dever enquanto Epagri fortalecer a produção no campo e fazer com que essa ideia de qualidade cresça cada vez mais, principalmente me nossa região e no estado. Hoje temos todas as possibilidades de fazer uma pecuária de corte com qualidade e valor agregado para atender o consumidor. Por isso estamos trabalhando nesta linha”, ressalta.

O jovem Giovani Bertolo é produtor de gado há três anos e espera ampliar a cada ano a sua propriedade com novas oportunidades de ganho. “Este é um encontro que agrega conhecimento e novos horizontes que estão em alta com os gados da raça britânica, como Agus Devon e Hereford. Eles transmitem maismarmoreio (gordura entremeada), que dá mais sabor e maciez, mais valor agregado, valoriza o produto para quem tem pequena propriedade conseguindo trazer maior rendimento. Esta é uma visão de negócio que temos que nos ater e investir, pois só temos a ganhar com as exigências de mercado”, observa.

Além da qualidade da carne, o evento abordou sobre manejo racial tendo como palestrantes o médico veterinário Marelo Pedroso e o engenheiro agrônomo, Cleyton Pereira, da Epagri.  Após as palestras,  os agricultores conheceram a propriedade, rebanho e técnicas utilizadas na prática. O prefeito Ademir Magagnin também fez na oportunidade, o lançamento do Programa Municipal de Apoio ao Agricultor. O evento encerrou com uma degustação de carnes.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE