• Cocal do Sul lança programa de Apoio ao Agricultor

Cocal do Sul lança programa de Apoio ao Agricultor

13 Jul, 2017 14:48:53 - Política

Cocal do Sul (SC)

A dificuldade e burocracia para manter a qualidade dos acessos às propriedades rurais e realização de outros serviços que necessitam de maquinário era um problema no dia a dia do agricultor Ladi Domingos Saccon, de Cocal do Sul. Nesta semana, ele juntamente com centenas de produtores comemoraram a implantação do programa do Governo Municipal de apoio ao agricultor que incentiva a execução de trabalhos com máquinas e equipamentos dentro da propriedade. Melhoria que vem para facilitar e atender as necessidades do produtor rural.

“Esta é uma ajuda que teremos de forma constante a partir de agora e sem preocupações, pois estaremos amparados por Lei. Os serviços com maquinários estarão a nossa disposição, uma troca de contribuições que só vem para incentivar o homem do campo. Uma iniciativa de visão do Governo Municipal”, observa Ladi.

Os detalhes do projeto foram apresentados aos agricultores durante o evento dia de Campo de Pecuária, onde o prefeito Ademir Magagnin e a vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato realizaram o lançamento do Programa aos lados dos vereadores, Conselho Municipal de Agricultura e técnicos da Epagri. A partir de agora, as máquinas da prefeitura poderão atender as necessidades dos agricultores dentro de sua propriedade e auxiliar na execução de obras de infraestrutura em pequenas propriedades rurais e serviços essenciais.

“Nosso objetivo é proporcionar melhoria e desenvolvimento em todo o processo de produção agrícola aos pequenos produtores rurais através da Lei de incentivo ao maquinário. Por meio dela, estaremos melhorando a qualidade dos acessos, vamos fazer com que cada agricultor adquira o seu areão e tantos outros benefícios que estarão à disposição do nosso agricultor. Trabalho que estamos construindo junto com o Conselho Municipal de Agricultura para que possamos melhorar cada vez mais a cadeia produtiva do nosso município”, afirmou Magagnin.

Para o agricultor Egídio Sartor a iniciativa favorece o acesso e escoamento de produção. “Hoje somos beneficiados com os programas de incentivo ao calcário, análise do solo, sementes de aveia, azevem e feijão e esse é mais um passo significativo para nós. Nós sempre estamos precisando de máquinas para manutenção, abertura de estradas e açudes, drenagem, areão, entre outros benefícios agora amparados por Lei”, relata.

A Lei e seus benefícios

A Lei de autoria do Poder Executivo, nº 1.356, de 12 de julho de 2017, compreende uma série de benefícios, entre eles a realização de terraplenagem, abertura, conservação, drenagem e revestimento de estradas de acesso e dentro das propriedades rurais, construção e manutenção de estradas de acesso às unidades produtoras de aves e outros sistemas de produção, construção e reforma de tanques e açudes para criação de peixes e captação de água, realização de drenagens (sem fornecimento de material), fornecimento e transporte de saibro em quantidade a ser definida pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e regulamentada por Decreto Municipal, realização de serviços de limpeza, abertura de valas e serviços com fins ambientais, no meio rural.

As regras são estabelecidas pelo Governo Municipal juntamente com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, inclusive quanto aos valores a serem cobrados, disponibilização de máquinas, equipamentos, veículos e mão-de-obra. “Nestes primeiros seis meses haverá uma demanda grande de serviços que tendem a serem normalizadas num curto espaço d tempo. Por isso pedimos para que o agricultor tenha paciência para que a gente possa atender todas as necessidades dentro de um cronograma de execução”, finaliza Magagnin. Hoje, a frota da secretaria de agricultura do município conta com retroescavadeira, caminhão basculante, motoniveladora, quatro tratores e implementos agrícolas.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE