• Cocal do Sul abre semana da Saúde levando prevenção

Cocal do Sul abre semana da Saúde levando prevenção

03 Abr, 2017 16:28:46 - Geral

Cocal do Sul (SC)

Com o tema “Drogas e seus malefícios à saúde”, o Governo Municipal de Cocal do Sul abriu a Semana Mundial da Saúde, nesta segunda-feira (03), reunindo centenas e adolescentes e jovens, além de profissionais e comunidade, para um bate papo aberto sobre prevenção. De forma visual e impactante, a palestrante Janete Minotto Scoss, Coordenadora do Núcleo de Prevenção às Drogas de Forquilhinha, descriminou os tipos de drogas, consequências, doenças, aparência, perdas, entre outros. O evento aconteceu no auditório do Instituto Maximiliano Gaidizinski.

“Pra mim foi importante falar desta atualidade. Tenho amigos que já estão neste mundo e estão cada vez mais distantes da gente. É muito triste. Acredito que a gente tenha que respeitar a nossa saúde e dar valor a ela”, observou Paulo Jorge Barbosa, 14 anos.

O evento foi aberto pelo Prefeito Ademir Magagnin e a Secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez. “Nossas crianças e jovens são o nosso futuro. Que esses ensinamentos possam ser levados para a vida. Sigam em frente sempre alinhados as coisas boas”, afirmou a secretária.

O prefeito Magagnin participou da palestra e pediu para que os jovens de defendam do mal das drogas. “A prevenção ainda é o melhor caminho. E mais do que estudar nós precisamos ter a sabedoria e a coragem para nos defendermos das drogas, álcool, doenças e tantos outros maus que nos deparamos”, declarou. Após o coffee break, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a experiência do ex-usuário e presidente do Centro de Treinamento de Adicções – CENTRAD, Ricardo Dajori Possamai juntamente com Oziel Medeiros. Uma vivência que despertou a atenção e curiosidade dos estudantes que interagiram com uma série de questionamentos.

A programação segue até sexta-feira, dia 7, e reforça a campanha mobilizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que traz como tema “ Depressão”, transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade em qualquer etapa da vida. Com o lema “Let’s talk”, que significa “Vamos conversar”, a iniciativa reforça que existem formas de prevenir a depressão e também de tratá-la, considerando que ela pode levar a graves consequências.


Confira a programação da semana:

04 de Abril
Roda de conversa: Depressão infantil
Profissional: Dr. Giovanni Rizzo
Público: APAE, educadores e profissionais da saúde
Local: Auditório da APAE
Horário: 13h

05 de Abril

Roda de conversa motivacional
Psicóloga: Fabiane Guse
Público: profissionais de serviços gerais e agentes comunitárias de saúde da rede municipal de saúde
Local: Câmara de Vereadores
Horário: 13h

06 de Abril

Palestra: O que você precisa saber sobre o pé diabético na prevenção de amputação
Profissional: Dra. Ana Paula Nazário
Público: População em geral, cuidadores e profissionais de saúde
Local: auditório do Centro de pastoral/sala de catequese igreja matriz
Horário: 19h

07 de Abril

Início 9h

Participação dos profissionais da Secretaria de Saúde com verificação de pressão arterial e distribuição de material informativo.
Oficina com usuários do CAPS I
Orientação sobre Saúde Bucal
Exposição de oficinas dos alunos da APAE Exposição da Pastoral da Saúde

9h30: alongamento
10h: Zumba – Profª Xandra J. Caetano
13h30: Palestra sobre Plantas Medicinais com Padre Valmor Della Giustina

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal