• Cirurgiões de Criciúma fazem mutirão para reconstruir mamas

    Ação realizada totalmente com investimento privado vai beneficiar três mulheres que aguardam na lista do SUS.

Cirurgiões de Criciúma fazem mutirão para reconstruir mamas

19 Out, 2017 15:04:44 - Saúde

Criciúma (SC)

Depois de passar por tratamentos e perder uma ou as duas mamas, mulheres atendidas pelo SUS têm outra etapa a vencer até a recuperação da autoestima. Elas precisam enfrentar uma fila e aguardar para ter as mamas reconstruídas. "Como reconstrução de mama não é uma cirurgia de urgência, é dada prioridade aos casos mais graves e que exigem intervenção imediata", explica o cirurgião plástico Giorgio Bez Batti. Diante desta situação, cirurgiões plásticos de Criciúma se mobilizaram no Outubro Rosa para atender a três mulheres que estão na fila do SUS. A ação social chamada Mutirão de Reconstrução Mamária acontecerá dia 26 de outubro, a partir das 7h30min, no Hospital São João Batista, em Criciúma.

A escolha das mulheres que serão beneficiadas no mutirão foi feita a partir da lista da Unacom, do SUS,  atendendo a alguns critérios estabelecidos pelos seis cirurgiões envolvidos no mutirão. "Avaliamos a condição clínica das pacientes e o porte da cirugia. Escolhemos dois casos menores e um grande para atendimento", explica o Dr. Giorgio Bez Batti. Além do Dr. Giorgio, estão envolvidos na ação social os médicos Fernanda Porto Leite, Glayse June Favarin, Eduardo Favarin, Samuel Orige e Dreyfus Fabrine. Cada reconstrução será feita por dois cirurgiões médicos.

O mutirão é uma ação já desenvolvida há quatro anos em Florianópolis e é de lá que vem a ideia de realizar em Criciúma. "Como eu participo do projeto lá, vi como era importante para as mulheres esta ação. Em Florianópolis também começou com poucos casos no Outubro Rosa e agora já se estende ao logo do ano", conta o médico Giorgio Bez Batti. Realizado totalmente com investimento privado, o mutirão requer, além da disposição e do tempo dos médicos, a mobilização de outros parceiros. O Hospital São João Batista participa com toda a estrutura física e medicamentos necessários; a Motiva Implants doou as próteses que serão utilizadas; a Clinigastro, Laboratório Dal Pont e a Cardioday realizaram os exames necessários para a cirurgia; e a Unicred Sul Catarinense e a Engenharia Castanhel viabilizaram outros custos dos procedimentos.

"Nós queremos que a cidade entenda a importância deste mutirão e nos ajude a fazer ele crescer. Os cirurgiões plásticos estão dispostos a doar tempo e técnica para ajudar estas mulheres, mas é preciso outros parceiros", explica o médico Giorgio Bez Batti. "Conforme a estrutura que vamos viabilizando, vamos aumentar gradativamente o número de mulheres atendidas", espera. 

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE