• Circuito de Cicloturismo faz sucesso entre os Ciclistas

    A iniciativa foi uma forma de avaliar o projeto e divulgar a Rota do Bem Viver como mais uma opção de turismo na região oeste.

Circuito de Cicloturismo faz sucesso entre os Ciclistas

20 Nov, 2017 14:47:39 - Esporte

Chapecó (SC)

Era para ser apenas um teste, uma avaliação para ajustar o trajeto, pontos de sinalização e paradas, mas o circuito surpreendeu os ciclistas e deu ânimo à organização. “Nossa proposta nunca foi de se fazer mais um passeio ou um evento de pedal; projetamos um circuito que envolve quatro cidades e um percurso de até 03 dias e, para isso, precisávamos da avaliação de quem pratica o ciclismo”, explica a consultora do Sebrae Sílvia Nowalski. No domingo os ciclistas percorreram o primeiro circuito - que sai de Quilombo e segue até o município de Formosa do Sul, e aprovaram o trajeto.

Margarete de Marchi, gerente regional do Badesc e ciclista nas horas de folga, iniciou no esporte há cerca de 90 dias, fazendo em média de 30 a 40 km, ela conta que “já chegou a pedalar 60km, mas o diferencial do Circuito do Vale D’Ouro é que esses 30km foram um trajeto bastante desafiador. Tem pedais que fazemos em Chapecó com a mesma quilometragem, mas não chega a exigir tanto”, exemplifica.

O empresário Pierre Zonta acostumado a pedalar grandes distâncias e participar de muitos pedais acompanhando inúmeros grupos aprovou a proposta. Ele diz que além do trajeto ser desafiador com algumas subidas e o caminho no interior, o destaque fica para “a paisagem belíssima e o visual que compensa o esforço da subida, compensa o cansaço e vale muito a pena”, avalia.

O circuito começou com um saboroso café da manha em Quilombo e seguiu para o interior. A primeira parte do caminho foi de asfalto e depois estrada de chão, num total de 3h30min de pedaladas com direito a paradas no Cipó Parque e no Recanto das Garças. No encerramento os ciclistas foram recebidos na área de lazer Chico Mendes, no interior de Formosa do Sul, para o almoço, com o prato tradicional da região, o Porco Pizza.

Para não contar com nenhuma surpresa no caminho, como cachorros atacando ciclistas, por exemplo, os moradores foram orientados a manter os animais presos e receberam orientações sobre a importância de se receber bem os Ciclistas nas cidades. “Criamos um material específico sobre o Ciclismo para a comunidade e todos os moradores que estão no trajeto do circuito foram visitados”, conta a turismóloga e consultora do Sebrae Karla Hall. Margarete aplaudiu a iniciativa e avalia que a partir do momento em que o ciclismo começa a ser divulgado, o esporte ganha novos adeptos. “Quando passávamos pelas casas víamos as pessoas acenando para nós, e logo novas pessoas verão que é possível pedalar aqui na região”.

Um dos organizadores, o presidente da Associação Empresarial de Quilombo e do Vale das Águas, Rodrigo Conci, exalta o momento. “Só estamos começando. Nas próximas etapas teremos mais três circuitos que envolvem os outros municípios, com muitas outras paisagens e pontos turísticos para mostrar. Um circuito que irá exigir pernoite em algumas cidades e que vamos consolidar no ano de 2018.”, enfatiza o empresário.

O circuito Vale D’Ouro, que leva este nome por ter sido construído às margens do Rio Ouro, vai ser lançado oficialmente em fevereiro de 2018 já com todos os roteiros. Ele é uma parceria dos municípios de Quilombo, Santiago do Sul, União do Oeste e Formosa do Sul, juntamente com o Sebrae em mais um projeto para consolidar o turismo na região oeste do estado.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTOS/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança