• CIR decide referenciar porta do Hospital Santa Catarina

CIR decide referenciar porta do Hospital Santa Catarina

08 Set, 2017 09:19:57 - Saúde

Forquilhinha (SC)

A Comissão Intergestores Regional (CIR) da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) estive reunida hoje a tarde (06/09), em Forquilhinha, para debater a situação do Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC). Eles decidiram por referenciar a porta do Hospital, neste momento, e ainda encaminharam a indicação para que o presidente da AMREC, convoque uma reunião em nível macrorregional, para discutir a situação do HMISC.

Segundo o coordenador da CIR e secretário de Saúde de Forquilhinha, Diego Passarela, foi consenso entre os secretários, após os dados apresentados pela IDEAS. “A nossa decisão foi por, nesse momento, referenciar a porta do hospital, considerando que 90% dos casos atendidos são clínicos, classificados como verde e azul. São aqueles casos que poderiam ser atendidos e resolvidos na Atenção Básica do município, num Pronto-Atendimento”, explica.

A partir de agora, o HMISC atenderá apenas os casos encaminhados pela Central de Regulação do Estado, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Pronto-Atendimento ou pelas Unidades de Saúde.

Os secretários ainda encaminharam, via oficio, a sugestão ao presidente da AMREC, Ademir Magagnin, que ele convoque uma reunião macrorregional, envolvendo deputados estaduais, governador e todos os prefeitos dos municípios do sul para discutir a situação do Hospital. “O Hospital é macrorregional, é estadual. Ele é utilizado por pessoas de outras regiões através da Central de Regulação do Estado, e não tem participação de recursos do Governo Estadual. Então a gente precisa de um suporte financeiro do Estado em cima do hospital”, afirma.

CIR - A Comissão Intergestores Regional (CIR) da região da AMREC é formada pelos Secretários de Saúde dos Municípios da AMREC, mais o gerente regional de Saúde, que representa o Estado de Santa Catarina.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE