• Cinquentenário da Unesc eternizado em selo e carimbo dos Correios

    Lançamento e obliteração ocorreu nesta terça-feira (3/7) 

Cinquentenário da Unesc eternizado em selo e carimbo dos Correios

04 Jul, 2018 11:05:16 - Educação

Criciúma (SC)

É bem provável que você receba diariamente em sua residência, comércio ou estabelecimento, cartas e correspondências de todo o mundo. Porém, a partir deste mês, você poderá receber suas cartas com a marca da Unesc. Um selo e um carimbo personalizados, em comemoração aos 50 anos da Universidade, foram lançados na tarde desta terça-feira (3/7). O lançamento e a obliteração do selo ocorreram no Auditório Edson Rodrigues e contou com a participação da comunidade interna e externa.

A ação é uma parceria entre a Universidade e Correios, para eternizar o cinquentenário da Instituição. De acordo com o gerente regional de vendas dos Correios, Moacir Aguiar, o ato é uma oportunidade de reconhecer a comemoração em âmbito nacional. “Nós estamos lançando um selo e um carimbo para uma Instituição educacional, que representa e executa um trabalho extremamente relevante para a sociedade catarinense. Muito nos honra estarmos aqui, pois isto também representa o esforço de muitas pessoas que lutaram para chegar ao patamar que a Unesc tem hoje no Estado e no país”, ponderou.

De acordo com a reitora, Luciane Ceretta, a Unesc se sente muito honrada com o lançamento. “Isso demonstra o reconhecimento externo que a nossa Instituição tem. Isto é a nossa Universidade caminhando por todo o país, e todos aqueles que construíram a história da Unesc ao longo dos seus 50 anos, tem a sua digital nesse reconhecimento que estamos tendo hoje”, enfatizou.

Durante 30 dias, as correspondências postadas nas agências dos Correios de Criciúma receberão o carimbo comemorativo dos 50 anos da Unesc. A Universidade também adquiriu um lote de folhas do selo comemorativo, que está sendo utilizado nas postagens das correspondências da Universidade.

Aspecto filatélico

O selo também passa a ser item de coleção por parte dos filatelistas (colecionadores de selos), pelo caráter histórico. Após o período que o carimbo ficar nas agências, ele será encaminhado para o Museu dos Correios, no Rio de Janeiro, ficando exposto para os visitantes. Ele também estará presente na próxima edição da Revista Correio Filatélico, que quadrimestralmente apresenta os selos lançados pelos Correios em todo o Brasil.

O selo é considerado de primeiro porte, sendo utilizado em cartas de até 20 gramas. Ele será utilizado nas correspondências emitidas pela Unesc aos seus destinatários e pode ter sua circulação nacional. Já o carimbo será utilizado também pelo Correios em selos que não são da Unesc, ampliando ainda mais a circulação.

A reitora, o vice-reitor, Daniel Preve, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, receberam um exemplar do selo e da obliteração.

O professor de História e representante do Cedoc (Centro de Documentação e Memória da Unesc), Tiago Coelho, também recebeu um exemplar, que será arquivado no Cedoc. “Daqui a 50 anos, os estudantes e a comunidade encontrarão no Cedoc outro registro do aniversário da Unesc”, acrescentou Luciane.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

GIASSI