Cineclube do Gruas estreia na Unisul de Tubarão

30 Jul, 2018 10:29:01 - Variedades

Tubarão (SC)

Nesta quinta-feira (26) aconteceu a primeira edição do Cineclube do Grupo de Estudos em Artes (Gruas) da Unisul em Tubarão. O grupo de pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Universidade. Esta é a primeira vez que o evento aconteceu no Campus Tubarão. O projeto já existe há mais tempo na Unidade Pedra Branca, na Grande Florianópolis. O mestrando Jessé Antunes Torres foi quem teve a iniciativa de começar o Cineclube em Tubarão. Para ele, esta foi uma forma encontrada de ampliar os debates realizados pelo grupo. “Como estudamos bastante sobre estética, o filme nos proporciona uma discussão bem variada sobre o assunto. Podemos ir além dos textos e livros”, conta.

O Cineclube Gruas vai acontecer todas as quintas-feiras, às 18h30min, na Sala 8 do Centro de Pós-Graduação PPGCL, em Tubarão. O evento é aberto à toda a comunidade acadêmica e gratuito.

O filme de estreia

O filme escolhido para a primeira sessão foi o “Um homem com uma câmera”, de 1926. A obra trata sobre um homem que, munido de sua câmera, sai pelas ruas das cidades de Moscou, Kiev e Odessa, documentando a vida das pessoas. Ele engloba diversos aspectos e particularidades da vida urbana e da modernidade. Inicialmente o filme era mudo, mas, posteriormente, uma orquestra fez a sonorização da obra. A iniciativa do Cineclube havia sido lançada já em 2017 pelo professor Alexandre Linck. Porém, por falta de tempo, a ideia foi adiada e neste ano Jessé tomou a iniciativa. Segundo o professor, a atitude do mestrando foi muito elogiada. “Os alunos geralmente têm uma postura que nós, professores, criticamos: muitos não têm iniciativa e ficam acomodados. A Universidade é um espaço que tem que ser ocupado. Nós gostaríamos que mais estudantes tivessem iniciativa e fizessem acontecer”, comenta.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE