• CIM-AMREC participa do projeto “Ampliação de Mercados de POA para Consórcios”

CIM-AMREC participa do projeto “Ampliação de Mercados de POA para Consórcios”

01 Jun, 2020 19:46:19 - Geral

Criciúma (SC)

O Consórcio Intermunicipal dos Municípios da AMREC (CIM-AMREC) foi aprovado na entrevista do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e agora vai participar do projeto de “Ampliação de Mercados de POA (Produtos de Origem Animal) para Consórcios”. O processo coloca a região muito próxima do selo SISBI, que veneficiará 39 agroindústrias.

“A participação do Consórcio nesse projeto é de grande importância para região, pois é mais um passo dado em direção ao selo do SISBI, que ampliará o mercado das agroindústrias dos municípios da AMREC”, comemora a gerente de agricultura do CIM-AMREC, a médica veterinária Mariah de Freitas Marques.

Ao todo, 12 consórcios de todo o Brasil foram aprovados para a próxima fase, sendo dois de Santa Catarina. Além do CIM-AMREC, o CIMAMAVI, da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí, que tem sede em Rio do Sul, também foi classificado. O processo de seleção começou com 55 consórcios na primeira fase. Destes 38 foram classificados para a fase de entrevistados e agora ficaram 12, que vão participar do projeto de Ampliação de Mercados de POA para Consórcios.

O projeto será uma oficina, que treinará os técnicos da região colocando o consórcio muito próximo do sonhado selo SISBI. Para o presidente do Consórcio e prefeito de Siderópolis, Hélio Roberto Cesa, a região da mais um passo importante. “Estamos no caminho de ter o selo SISBI. Isso será importante para nossa agroindústria que agregará valor aos nossos produtos de origem animal”, comentou Alemão.

Para o diretor executivo do CIM-AMREC, Vanderlei Alexandre, o Lei, o aprimoramento com a oficina será fundamental. “A qualificação dos nosso profissionais será por meio do Ministério da Agricultura. Isso será fundamental para nossa região avançar no mercado. Estamos muito contentes com essa conquista. Parabéns a todos os envolvidos, e agora esperamos, resultados positivos para toda a região”, afirmou o diretor.

Hoje apenas quatro consórcios públicos intermunicipais obtiveram o reconhecimento da equivalência com o Serviço de Inspeção Federal (SIF) para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) até o presente momento. O objetivo do projeto é orientar tecnicamente os consórcios públicos de municípios que buscam desenvolver seus serviços de inspeção de produtos de origem animal visando ampliar o âmbito de comércio das suas agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados.

O projeto-piloto será executado no segundo semestre de 2020, com orientações técnicas presenciais e virtuais, capacitações, fornecimento de material técnico e sensibilização de agroindústrias.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE