• Cientista da NASA fala sobre inovação tecnológica na Unisul

Cientista da NASA fala sobre inovação tecnológica na Unisul

27 Mar, 2018 11:19:12 - Educação

Florianópolis (SC)

Pela primeira vez no Brasil, o Dr. Kumar Krishen, pesquisador sênior e Chefe de Tecnologia do departamento de Tecnologia de Exploração da NASA(Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço – EUA) estará em Florianópolis nos dias 11, 12 e 13 de abril. No dia 11/04, Dr. Kumar Krishen fará palestra na Unisul Campus Grande Florianópolis, Unidade Pedra Branca, no auditório G, a partir das 19 horas. As inscrições podem ser feitas até o dia 10/4 pelo link: http://hoje.unisul.br/eventos/nasa-na-unisul, gratuitamente. Haverá transmissão simultânea para o auditório do bloco C na Unidade Pedra Branca (150 vagas) e auditório da Unidade Florianópolis Dib Mussi (70 vagas).

A palestra será transmitida ao vivo pelo canal da UnisulVirtual no youtube. Clique AQUI

 Dr. Kumar Krishen integrou a equipe Missão Apollo, que levou o homem pela primeira vez à Lua em 1969,  e hoje, participa dos estudos que levarão a primeira tripulação humana a Marte. Na capital catarinense, o pesquisador discutirá sobre como se preparar para um futuro de inovações tecnológicas, tendo como base  a sua experiência na NASA. A Unisul e a Teltec Solutions são as organizadoras da vinda do pesquisador ao país, com o apoio da ADVB/SC e da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), nessa iniciativa que envolve importantes segmentos para a promoção da inovação tecnológica no estado: o mercado, a indústria, a universidade e a sociedade.

Krishen participará de três encontros: na Unisul no dia 11/04; na Acate no dia12/04 e na Fiesc no dia 13/04. Ele falará sobre as experiências em inovações tecnológicas que presenciou na NASA nas últimas cinco décadas e abordará aspectos sobre a importância das recentes transformações tecnológicas apresentadas, como IoT (Internet das Coisas), Realidade Aumentada (RA) e Robotização, e suas relações com o desenvolvimento econômico do país. Também falará sobre os novos comportamentos do consumidor e como se preparar para o turbilhão de mudanças que surgirão nos próximos anos.

Ligação da NASA com Santa Catarina

Em 2017, a Teltec Solutions patrocinou a ida da professora da Unisul e consultora de tecnologia da informação, Simone Keller Fuchter, à NASA, onde falou ao um grupo de engenheiros da agência sobre o uso da Realidade Aumentada (RA) para treinamento técnico. Ela mostrou suas experiências com a tecnologia, que permite a projeção virtual de objetos em três dimensões (3D) por meio de smartphones, telas e tablets. A ideia foi bem recebida pelos profissionais e avaliada positivamente por Krishen, que considerou suas pesquisas aplicáveis à NASA.

A troca de experiências em pesquisas entre a professora e Krishen proporcionou que despertasse o interesse do estudioso em vir ao Brasil pela primeira vez para conhecer Santa Catarina – que se destacado como um dos principais polos tecnológicos do País, principalmente em função do pioneirismo de diversas empresas e pelas tecnologias  desenvolvidas.

Sobre Kumar Krishen

Krishen é PHD em Engenharia Elétrica e Eletrônica, pela Universidade Estadual do Kansas. Soma 53 anos de serviços dedicados à NASA, completados em janeiro de 2018. Seus esforços de pesquisa e engenharia foram utilizados em vários experimentos e em publicações de mais de 170 trabalhos técnicos, apresentações e relatórios – 60 dos quais foram publicados em livros e revistas técnicas. O pesquisador vem de uma pequena aldeia em Caxemira, na Índia. Ele saiu  de casa quando ainda cursava a escola básica para trabalhar em projetos como desenvolvimento de um  sistema de hipertermia para tratamento do câncer. Foi para a NASA, onde integrou a equipe da Missão Apollo, local onde encontra-se até hoje.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança