Ciências da Linguagem da Unisul conquista conceito 5 na CAPES

21 Set, 2017 17:05:36 - Educação

Tubarão (SC)

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, que compreende os cursos de doutorado e mestrado da Unisul campus Tubarão e Grande Florianópolis,  conquista o conceito 5 na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A conquista garantiu o padrão excelência nacional ao PPGCL. Os dados fazem parte da Avaliação Quadrienal 2017, que abrangeu 4.175 programas de pós-graduação e seus 6.303 cursos em 49 áreas de conhecimento. A análise leva em conta cinco quesitos: proposta do programa, corpo docente, corpo discente, produção intelectual e inserção social.

Na última avaliação em 2013, o curso foi conceituado com a nota 4. A partir de então o objetivo do programa era melhorar o conceito e subir para 5. “Essa conquista coroa com glórias quatro anos de dedicação de todos os professores, secretárias e estudantes do PPGCL. Quem está no ramo da pós-graduação sabe o quanto os critérios de avaliação da CAPES são exigentes. Para atingir a nota 5, precisávamos dar atenção a cada detalhe. Sabíamos do nosso potencial, mas isso precisava ser reconhecido pelos pares. Nesta avaliação foi justamente isso que aconteceu, o que me enche de orgulho”, conta o coordenador do curso professor Fábio José Rauen. As comissões utilizam como base para a avaliação as informações fornecidas de forma contínua pelos programas durante o período avaliado, por meio da Plataforma Sucupira.

A vice coordenadora do PPGCL, professora Nadia Neckel, acompanha a história do programa desde 2002, quando ingressou no curso de mestrado, e destaca que a equipe acredita muito no que faz e trabalha com afeto. “Hoje, como docente, posso afirmar que trabalhar, pesquisar e aprender entre amigos transforma os desafios em oportunidades. Ou, como nos ensina Lispector: “Sou o que quero ser, porque possuo apenas uma vida e nela só tenho uma chance de fazer o que quero. Tenho felicidade o bastante para fazê-la doce dificuldades para fazê-la forte, tristeza para fazê-la humana e esperança suficiente para fazê-la feliz. As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas, elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos”, fala Nadia.

Para acessar a avaliação completa basta clicar neste link.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE