• Ciência da Computação promove evento virtual com Arquiteto de Soluções da Oracle

Ciência da Computação promove evento virtual com Arquiteto de Soluções da Oracle

27 Mai, 2020 13:25:14 - Educação

Criciúma (SC)

Capaz de relacionar o chamado Blockchain, com a Covid-19 e o registro nacional de vacinação de crianças e adultos, o arquiteto de soluções da Oracle, grande empresa de tecnologia mundial, Paulo Alberto Simões promoveu uma noite de muito compartilhamento de conhecimento entre acadêmicos e professores do curso de Ciência da Computação da Unesc. Em evento virtual nesta terça-feira (26/5), Paulo tratou sobre a temática “Blockchain – uma tecnologia chave para a grande transformação digital da sociedade”. O evento contou com a participação da reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, e do coordenador do curso, Luciano Antunes.

Ao abordar de forma bastante didática, Paulo seguiu uma linha de raciocínio a fim de mostrar a importância dos registros, das mais diferentes áreas, e a possibilidade de acesso irrestrito a nível mundial. Para explicar sobre a tecnologia do Blockchain, que surgiu com a criação das chamadas criptomoedas, o palestrante provocou os estudantes a avaliarem como exemplo a importância de um registro global voltado à vacinação da população.

Conforme Paulo, assim como para a temática das vacinas, a tecnologia de registro, também conhecida como ‘protocolo de confiança’, serve para um armazenamento seguro de dados para todo o mundo. “Essa tecnologia ajuda a transformar digitalmente a nossa vida de registros médicos também. É uma oportunidade que surgiu como forma de proteger as transações enquanto moedas virtuais, mas foi ampliada e pode ser utilizada em outras situações”, explicou.

Entre as principais características da tecnologia em questão, conforme o palestrante, está a confiança, a transparência e a diminuição de custo de processos. “É a criptografia utilizada para gravar os blocos de transações de forma inviolável e, ao mesmo tempo, com acesso irrestrito àqueles que têm esse direito”, acrescentou.

O evento online, na avaliação do coordenador adjunto do curso, foi de extremo aproveitamento para todos os participantes. “Tivemos uma apresentação incrível e ao final os alunos participaram com questionamentos bastante pertinentes, mostrando, de fato, interesse pelo assunto. Tivemos uma interação muito rica”, pontuou.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal