• CIC da Unisul exibe o filme ‘Elis’ com entrada gratuita

CIC da Unisul exibe o filme ‘Elis’ com entrada gratuita

24 Mar, 2017 15:27:27 - Educação

Florianópolis (SC)

O Filme “Elis”, de Hugo Prata será exibido gratuitamente no Cinema do Centro Integrado de Cultura – CIC, de 23 a 26 de março, sempre às 20 horas. O Filme tem classificação etária de 14 anos é uma premiada cinebiografia da cantora brasileira Elis Regina. A exibição deste filme faz parte de uma parceria entre a Fundação Catarinense de Cultura de Santa Catarina e o curso de Cinema da Unisul campus Grande Florianópolis Unidade Pedra Branca. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. Os filmes são exibidos no CIC, todas as semanas, de quinta-feira a domingo, às 20h.

De acordo com a coordenadora do curso de Cinema da Unisul, professora Mara Salla, esta parceria não só viabiliza a exibição de filmes gratuitos para a população, como também oportuniza a divulgação de obras que não sejam tão exploradas nos circuitos comercias. “Ficamos realizados em saber que com este projeto estamos contribuindo de alguma forma com a disseminação da cultura para as pessoas da nossa cidade”.

Acompanhe a programação de Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura dos meses de março e abril

Dias 30 de março e 1º de abril (quinta-feira e sábado), às 20h:

Especial jornalismo faz documentários (com apresentação dos autores)

Duração:  100 minutos
Ano: 2016
Classificação etária: Livre
Santa Catarina / Brasil

Quando você voltar, de Luan Martendal e Stefanie Damazio

Dados do Ministério da Justiça apontam que cerca de 200 mil pessoas desaparecem por ano no Brasil, muitas delas sem deixar vestígios. Em Santa Catarina, cerca de três mil casos são contabilizados anualmente (42,7% envolvendo crianças e adolescentes). O documentário mostra as principais causas e desfechos de desaparecimentos registrados em Santa Catarina, em especial na Grande Florianópolis, nas últimas décadas.

Livrai-nos do mal, de Guilherme Porcher, Nayara Batschke e Stefanie Damazio

Resgata-se um pouco do histórico do antigo leprosário e as mudanças pelas quais ele passou, após o isolamento ser abolido na década de 1960. O Hospital Santa Teresa, em São Pedro de Alcântara, ainda referência no tratamento da Hanseníase, também mantém vários pacientes daquela época obscura, que não conseguiram se adaptar à vida fora dos muros que cercam a pequena vila.

Ilhados: Cuba e EUA, do Bloqueio à Reaproximação, de Michele de Mello

Três famílias cubanas contam a história da relação política entre a ilha caribenha e os Estados Unidos. O documentário percorre três períodos históricos: 1962, quando foi decretado o bloqueio econômico; 1993, ano em que Fidel Castro aprovou a despenalização do uso do dólar para cidadãos cubanos; e 17 de dezembro de 2014, data em que foi anunciado o restabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, rompidas desde 1961. Cada família divide um mesmo lar, compartilha diferentes pontos de vista e expectativas sobre as mudanças que ainda podem acontecer.

Dias 31 de março e 2 de abril de 2017 (sexta-feira e domingo), às 20h:

Same same but different

Direção: Detlev Buck
Duração: 107 minutos
Ano: 2009
País: Alemanha / Camboja
Classificação etária: 14 anos
Sinopse: Expressão comum no sudeste asiático, define a mudança de comportamento neste drama baseado na história de amor do jovem Benjamin Prufer e Sreykeo Solvan. Ben retorna de férias de Phnom Penh, para Alemanha, apaixonado por uma jovem Cambojana. Eles estão namorando, ele trabalha para mandar dinheiro para ela, assim ela deixa de se prostituir e busca outro trabalho. Quando ela descobre que está com HIV ele precisa voltar para ajudá-la.

6 e 8 de abril de 2017 (Quinta e Sábado), às 20h.

Dentro da casa

Direção: François Ozon
Duração: 105 minutos
Ano: 2012
País: França
Classificação indicativa: 16 anos.
Sinopse: Um rapaz de 16 anos consegue entrar na casa de um colega da sua aula de literatura e resolve escrever sobre o fato no seu trabalho de francês. Animado com o dom natural do aluno e o progresso do seu trabalho, o professor volta a apreciar a função de educador dos jovens. Entretanto, a invasão do aluno vai desencadear uma série de eventos incontroláveis.

Dia 6 – ESCUTANDO IMAGENS: Psicanálise e Cinema. Debate promovido pela Maiêutica Instituição psicanalítica com Djulia Justen e Ramayana Lira.

7 e 9 de abril de 2017 (Sexta e Domingo), às 20h.

Casa vazia

Direção: Kim Ki Duk
Duração: 88 minutos
Ano: 2004
País: Coreia do Sul
Classificação indicativa: 16 anos.
Sinopse: Tae-suk tem o hábito de invadir residências quando seus moradores viajam, vivendo nelas até que eles retornem. Numa noite, ele se depara com Sun-hwa, jovem que sofre com um casamento abusivo, e ao ajudá-la, a moça apaixona-se por ele.

Naomi Kawase, Cinema Japonês

13 e 15 de abril de 2017 (Quinta e Domingo), às 20h.

Hanezu

Direção: Naomi Kawase
Duração: 91 minutos
Ano: 2011
País: Japão
Classificação indicativa: 14 anos.
Sinopse: As transformações de Asuka, antigo centro político e cultural do Japão. Lá existe uma lenda sobre três deuses que habitam três montes. Dois são masculinos e lutam pelo amor do feminino. O triângulo se repete nos dias de hoje com três moradores da região: Kayoko (Hako Ohshima), Takumi (Tôta Komizu) e Tetsuya (Tetsuya Akikawa).

14 e 16 de abril de 2017 (Sexta e Domingo), às 20h.

Florestas do lamento

Direção: Naomi Kawasi
Duração: 97 minutos
Ano: 2007
País: França, Japão
Classificação indicativa: 14 anos.
Sinopse: Shigeki vive feliz num pequeno asilo nas montanhas. Machiko, uma das funcionárias do local, cuida especialmente dele. Ela, por sua vez, carrega, em segredo, a angústia da perda de um filho. No aniversário de Shigeki, Machiko, decide levá-lo para um passeio. Quando o carro em que viajam fica preso num atoleiro, Shigeki se mete no meio da floresta e Machiko é obrigada a segui-lo.

Uma visão sobre a Índia

20 e 22 de abril de 2017 (Quinta e Sábado), às 20h.

India, Matri Bhumi

Direção Roberto Rossellini
Duração: 90 minutos
Ano: 1959
País: Itália, França
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Em um híbrido entre o documental e a ficção, um retrato da integração entre homem e natureza. Tudo isso a partir de diversas perspectivas da “Mãe Índia”, um lugar cheio de figuras emblemáticas.

21 e 23 de abril de 2017 (Sexta e Domingo), às 20h.

Rio da lua

Direção: Deepa Mehta
Duração: 117 minutos
Ano: 2005
País: Canadá, India
Classificação indicativa: 14 anos.
Sinopse: Considerado um dos filmes mais bonitos dos últimos anos, Rio de Lua se passa na Índia nos anos 30. Aos oito anos de idade. Chuyia não é apenas casada, mas também já é viúva. E nunca conheceu o marido. De acordo com a tradição, ela é enviada para uma casa onde as viúvas são obrigadas a ficar, isoladas da sociedade, até o final de suas vidas, sem que possam alguma vez voltar a casar. Lá, conhece Kalyani, uma bela e jovem mulher de quem se torna amiga. Kalyani ousa desafiar as rígidas regras apaixonando-se por um jovem com estudos.

A opressão de dois povos: Peru e Camboja

27 e 29 de abril de 2017 (Quinta e Sábado), às 20h.

A teta assustada

Direção: Claudia Llosa
Duração: 95 minutos
Ano: 2009
País: Peru, Espanha
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: A teta assustada é um folclore existente no Peru, que atinge as mulheres estupradas durante a guerra do terrorismo. Seus filhos absorvem a doença através do leite materno, ficando sem alma. É o que ocorre com Fausta (Magaly Solier). A súbita morte de sua mãe faz com que ela tenha que enfrentar seus medos e o segredo que esconde: a existência de uma batata em sua vagina, como forma de se proteger de um possível estupro.

28 e 30 de abril de 2017 (Sexta e Domingo) às 20h.

A imagem que falta

Direção: Rithy Panh
Duração: 92 minutos
Ano: 2013
País: Cambodja, França
Classificação indicativa: 14 anos.
Sinopse: O governo do Khmer Vermelho deixou poucos registros de sua matança e escravidão generalizada no país. Panh vai atrás de algumas cenas de arquivo, mas cria um recurso muito bonito para preencher esse vazio. Pequenos bonecos esculpidos em madeira dão vazão as suas recordações, quando ele e sua família foram trabalhar, como todos, nas lavouras de arroz. Trabalho forçado, doloroso. A mãe não aguentou e morreu. O pai já havia sido perseguido pelo exército. Pessoas entregavam membros de sua própria familia. Panh sobreviveu por muito pouco.

Endereço do CIC – Centro Integrado de Cultura

Avenida Governador Irineu Bornhausen, nº 5600 – Agronômica – Florianópolis – SC
Telefone (48) 3664-2555

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE