• Chuva ajuda mas ainda não reverte impactos da estiagem na Bacia do Rio Araranguá

Chuva ajuda mas ainda não reverte impactos da estiagem na Bacia do Rio Araranguá

16 Jun, 2020 12:28:52 - Geral

Araranguá (SC)

A chuva na última semana na região Sul de Santa Catarina teve reflexos na área da Bacia do Rio Araranguá. A quantidade de água amenizou os impactos da estiagem. Ao mesmo tempo, ainda não reverteu todos os problemas ocasionados pela seca. A expectativa é de que, nos próximos meses a situação possa normalizar, na medida em que novas precipitações atinjam o Estado.

“No início da última semana, a média na região do Vale do Araranguá foi de 50 milímetros. Depois ainda houve mais alguns dias de chuva. A região chegou a ter uma deficiência no solo de 120 milímetros de chuva. Somado os períodos, ficou próximo do fim da estiagem. Foi bom para a agricultura, porque a camada agrícola da terra molhou bem”, analisou o climatologista da Epagri, Márcio Sônego.

Conforme o presidente do Comitê da Bacia do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba, Luiz Leme, na região central da cidade de Araranguá foi possível notar os impactos positivos da chuva. “Pela coloração do Rio Araranguá, notamos que teve houve um volume maior de água. A cor está um pouco mais barrenta, mas ainda não houve força o suficiente para que essa água vazasse até a foz. Na região central de Araranguá, a chuva foi satisfatória. Os reservatórios da nossa região, não tiveram um ganho expressivo, mas ao mesmo tempo não baixaram muito. Não está tendo racionamento em Araranguá, por exemplo”, destacou Leme.

Para que os mananciais da região retornem à normalidade, o vice-presidente do Comitê Araranguá, Sérgio Marini, acredita que levará um tempo maior. “Alguns mananciais pegaram água, mas nada muito significativo. Para o mês de junho, deu uma recuperada nas nascentes. Mês de agosto começa o plantio de arroz, que é o setor que mais usa água na nossa bacia. Caso continuasse a seca, íamos ter um problema sério. Para as culturas de inverno, como as pastagens, também foi bastante positivo. Não coloca água nos reservatórios. Na Barragem do Rio São Bento não deu muita diferença no nível, mas acreditamos que este mês vamos ter um pouco mais de tranquilidade”, completou Marini. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE