• Chapecó será sede do I Simpósio de Cardiologia do Oeste Catarinense

Chapecó será sede do I Simpósio de Cardiologia do Oeste Catarinense

27 Out, 2016 15:47:17 - Geral

Chapecó (SC)

A Unimed Chapecó, em parceria com a Sociedade Catarinense de Cardiologia, promove nesta sexta-feira (28), a partir das 19h30, e no sábado (29), das 8h30 às 18 horas, o 1º Simpósio de Cardiologia do Oeste Catarinense. A cidade polo do Oeste recebe, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, alguns dos principais nomes da Cardiologia Nacional com o objetivo de destacar conteúdos essenciais aos cardiologistas, abordando os mais recentes procedimentos diagnósticos e terapêuticos.

Devem participar do evento médicos cardiologistas, clínicos gerais, emergencistas, intensivistas, hospitalistas e médicos residentes, além dos profissionais que atendem às linhas de frente do serviço público e estudantes dos cursos de Medicina. O conteúdo programático envolverá a atualização nos grandes temas da Cardiologia como, por exemplo, Síndromes Coronarianas Agudas, Hipertensão Arterial Sistêmica, Anticoagulação, Arritmias e Prevenção Cardiovascular. 

O médico cardiologista e diretor da Sociedade Catarinense de Cardiologia - Região Centro Oeste e Oeste, Dr. Alexandre Miguel Haisi Klita, explica que o principal objetivo do simpósio é trazer, de maneira ampla e atualizada, os principais avanços nas diferentes áreas da cardiologia. “Além disso, o evento representa uma oportunidade para a troca de experiências entre os profissionais do Oeste. Iniciativas como esta são de extrema importância para o desenvolvimento e o fortalecimento dos centros médicos da região”.

Segundo o médico, entre os principais temas abordados está a Prevenção Cardiovascular. Ele justifica a importância de aprofundar o assunto ao mencionar que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares como o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral são as principais causas de morte no mundo, responsáveis por cerca de 30% da mortalidade global. “No Brasil, a realidade epidemiológica não é diferente. A compreensão da correlação da presença de fatores de risco e o aumento da mortalidade cardiovascular associado a adequadas políticas públicas de saúde, principalmente voltadas para a atenção primária, são fundamentais para a mudança dessa realidade”, afirma.

PROGRAMAÇÃO 

A programação inicia nesta sexta-feira (28), às 19h30, com a solenidade de abertura seguida pela conferência sobre “Prevenção Cardiovascular”. No sábado (29), as atividades serão retomadas às 8h30 com “Highlights de trabalhos científicos importantes publicados em 2016”. A partir das 9h15, os temas em destaques serão os relacionados à Hipertensão Arterial Sistêmica, com a abordagem da Hipertensão Arterial Resistente, Hipertensão Arterial Sistólica Isolada no Jovem e no Idoso, Hipertensão Arterial Mascarada e a Hipertensão do Avental Branco.

Na sequência, será abordada a Anticoagulação nas Doenças Cardiovasculares, com ênfase para o Paciente Valvar, Pós-trombose Venosa Profunda, Embolia Pulmonar e Pós-Fibrilação Atrial.

Após o almoço, a programação retoma às 14 horas com foco nas Arritmias Cardíacas (como eu trato meu paciente na sala de emergência). Serão abordados assuntos relacionados às Taquiarritmias de Qrs Estreito e Qrs Largo, Fibrilação Atrial Aguda, Bradiarritmias sintomáticas e Síncope. O evento prossegue com a “Conferência: Anticoagulação na Síndrome Coronariana”, que inicia às 15h15, e a “Conferência: DM e Risco Cardiovascular”, às 16h05. Por fim, a partir das 16h45, haverá o “Simpósio: Infarto Agudo do Miocárdio - novas evidências” com ênfase para o Eletrocardiograma no IAM, Análise Crítica do uso dos inibidores P2Y12 no Infarto Agudo do Miocárdio, Angioplastia e Revascularização Cirúrgica no IAM. O encerramento está previsto para as 18 horas.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal