• Chapecó será sede de seminário catarinense de microcrédito

Chapecó será sede de seminário catarinense de microcrédito

23 Nov, 2016 17:37:41 - Variedades

Chapecó (SC)

O crescimento no número de pequenos negócios vem aumentando também a demanda por produtos e serviços de microfinanças. A solução tem o papel de suprir as necessidades de pessoas e empresas com acesso ao crédito e serviços financeiros, facilitando a atuação de empresários de micro e pequenas empresas, o que contribui para a consolidação dos negócios. Para discutir esse assunto, a Associação das Organizações de Microcrédito de Santa Catarina (Amcred) promoveu, na última semana, na sede do SEBRAE/SC, em Florianópolis, o 2º Encontro de Microfinanças do Estado. 

O presidente da Credioeste, Ivonei Barbiero, a gerente executiva Marcia Biffi, e outros representantes da entidade, participaram do evento, visando trazer inovações para as regiões onde a agência de microcrédito atua. A programação do seminário também incluiu reuniões técnicas e do Conselho Fiscal da Amcred, Assembleia Geral Extraordinária, palestra sobre “Microfinanças e a expansão do crédito por meio de uma Sociedade de Garantia de Crédito”, com Adalberto Luiz do SEBRAE Nacional, premiação para o Programa Talentos do Programa de Microfinanças de SC 2016 – categorias empreendedoras e agentes de crédito.

Durante o encontro, Barbiero anunciou que Chapecó será a sede da edição de 2017. “O oeste catarinense vem conquistando, cada vez mais, espaço no quesito empreendedorismo. Portanto, receber um evento como este, na cidade polo da região, é essencial para fortalecermos ainda mais os pequenos negócios, divulgando e demonstrando as vantagens do acesso facilitado ao crédito”.

Microfinanças, de acordo com informações do Portal do Sebrae Nacional, é o conjunto de produtos e serviços especializados destinados ao atendimento das necessidades do empreendedor individual, de micro e pequenos empreendimentos. Além do microcrédito, são oferecidos outros serviços como o de transação eletrônica de pagamentos e recebimentos (cartão de crédito e débito), microsseguros, depósitos, aplicações financeiras e serviços previdenciários. 

Marcia explica que o microcrédito é uma das modalidades de microfinanças mais procuradas, principalmente por empreendedores autônomos e empresários de pequenos negócios. Sua metodologia é adequada ao perfil e às necessidades de empresas de micro e pequeno porte e oportuniza o financiamento de atividades produtivas para investimentos em capital de giro, equipamentos, estrutura física, entre outros. “As garantias são mais simples e de acordo com as condições dos empreendedores. Além disso, a burocracia é reduzida, o que agiliza a análise, a aprovação e liberação dos recursos”, frisa Marcia. 

Caracterizada como uma organização sem fins lucrativos, criada para atender empreendedores formais e informais, a Credioeste libera, em até 24 horas, os financiamentos de até 10 mil reais com pagamento de 6 a 24 meses. “Nosso objetivo é fomentar os micro e pequenos empreendimentos, informais e formais, visando melhorar a renda das famílias e manter ou aumentar os postos de trabalho”, ressalta Barbiero. 

Criada em 1999, no município de Chapecó, a agência de microcrédito conta com três postos avançados de atendimento: Pinhalzinho (SC), Nonoai (RS), que atende o norte do RS, e Passo Fundo (RS). Considerado o mais recente investimento da Credioeste, o posto avançado de Passo Fundo iniciou sua operação em abril deste ano e representou uma importante evolução para ampliar a atuação no mercado e fortalecer não somente as ações da agência, como também possibilitar o crescimento dos pequenos negócios do município por meio da liberação de microcrédito.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal