Chapecó quer autossuficiência no abastecimento de hortifrutigranjeiros

15 Mar, 2017 15:34:24 - Economia

Chapecó (SC)

Embora seja o centro de uma vasta região produtora de alimentos, mais de 90% dos hortifrutigranjeiros consumidos em Chapecó e região são importados de outros Estados. Com o objetivo de mudar esse cenário e apresentar a importância da cadeia da olericultura para a região Oeste de Santa Catarina, o Sindicato Rural de Chapecó, em parceria com a Epagri, o Banco do Brasil, a Secretaria de Agricultura de Chapecó e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), promove o Seminário Desenvolvimento da Cadeia da Olericultura.

O evento está previsto para o dia 21 de março (terça-feira), no auditório da Prefeitura de Chapecó. O início será às 13 horas com recepção e inscrição dos participantes.

Um dos idealizadores do Seminário, o presidente do Sindicato Rural de Chapecó, Ricardo Lunardi, destaca que é necessário estruturar e apoiar a criação de uma cadeia produtiva de frutas, legumes e verduras para abastecer Chapecó e outros centros urbanos do grande oeste. Para isso, será elaborado um diagnóstico da situação atual com a avaliação das potencialidades do mercado regional.

“Chapeco, bem como toda região Oeste, precisa reduzir essa enorme dependência dos hortifrutigranjeiros importados e criar uma estrutura de produção, distribuição e comercialização, com preferência para a produção orgânica”, resume Lunardi.

A programação do Seminário Desenvolvimento da Cadeia da Olericultura estabelece abertura às 13h30. Na sequência, Samuel Velasque da Secretária de Agricultura e do Meio Ambiente de Chapecó apresentará o diagnóstico da atividade da olericultura no município.

A partir das 14h10, será feita uma explanação pelo Banco do Brasil – agronegócios, sobre as linhas de crédito disponíveis no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Logo após, a engenheira agrônoma Janaína Pereira dos Santos, pesquisadora em entomologia da Epagri, abordará sobre o manejo integrado de pragas na produção de hortaliças.

Às 15h50, o superintendente do Senar em Santa Catarina (órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina), Gilmar Antônio Zanluchi, prelecionará sobre os cursos e treinamentos disponibilizados gratuitamente aos produtores rurais catarinenses.

Às 16 horas, Nadir José Cervelin, gerente do projeto Mercoflora, fará uma exposição sobre a nova feira econômica do oeste, programada para os dias 09, 10 e 11 de agosto deste ano, no Shopping Pátio Chapecó. Um dos objetivos da Mercoflora é, exatamente, estimular a produção de horti-fruti-granjeiros em larga escala no oeste barriga-verde.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança