• Chapa “A Unesc que a gente quer” inicia fóruns temáticos

Chapa “A Unesc que a gente quer” inicia fóruns temáticos

09 Mai, 2017 14:41:22 - Geral

Criciúma (SC)

A campanha para eleição da nova reitoria da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) entra na terceira semana, com novidade. Uma série de fóruns temáticos proposta pelos candidatos Luciane Ceretta e Daniel Preve, que teve início nesta segunda-feira, 8, com foco no debate sobre a Extensão Universitária. Canais de escuta e aproximação com as comunidades acadêmica e externa, os fóruns têm como objetivo reunir proposições para a construção coletiva do projeto “A Unesc que a gente quer”. O primeiro encontro teve duas horas de duração e contou com a participação de aproximadamente 150 professores e alunos.

Entre as questões levantadas, destaque para a necessidade da instituição estreitar o relacionamento com a sociedade Sul catarinense, além de oferecer tratamento igualitário para as dimensões acadêmicas de extensão, pesquisa e ensino, como falou ao microfone a professora do curso de Psicologia e do Mestrado em Educação, Janine Moreira. “Acredito que já trilhamos esses dois caminhos, mas é importante mantê-los e fortalecê-los. Primeiro, no aspecto do diálogo. A universidade não está acima da comunidade externa, portanto, é preciso aproximá-la do que fazemos e oferecemos aqui dentro. Segundo, é necessário ver a extensão com a igual importância que possuem o ensino e a pesquisa”, ressaltou Janine.

Outras sugestões apontadas pelos participantes foram: criação de uma pró-reitoria para a extensão e cultura; curricularização da extensão; ampliação do diálogo com gestores públicos e/ou potencialização da Sala dos Municípios para facilitar a realização de projetos e programas que têm vínculos com políticas públicas; estreitar a extensão com movimentos sociais; entre outros.

“A Unesc é um celeiro de oportunidades e os acadêmicos são nosso principal patrimônio, mas nossas sementes vão longe. A extensão nos permite dialogar com quem está dentro e fora da Unesc, por isso ela é tão importante e foi tema do nosso primeiro fórum. Queremos fazer com que as pessoas saibam e entendam que a universidade não é somente de quem estuda e trabalha aqui, mas de toda a região”, afirmou Luciane, candidata a reitora.

Programação dos fóruns

Confira os temas e datas dos próximos fóruns. Os locais e horários de realização estão disponíveis na página da campanha no Facebook:www.facebook.com/Unescqueagentequer.

11/05 - A Unesc que a gente quer na Inovação, Pesquisa e Pós-graduação;
15/05 - A Unesc que a gente quer para os Estudantes;
18/05 - A Unesc que a gente quer no Ensino;
22/05 - A Unesc que a gente quer para a Valorização das Pessoas;
23/05 - A Unesc que a gente quer com a Comunidade;
25/05 - A Unesc que a gente quer na Gestão Universitária.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE