• Chama olímpica vai chegar em Laguna no dia 10 de julho

Chama olímpica vai chegar em Laguna no dia 10 de julho

07 Jul, 2016 00:00:00 - Esporte

Laguna (SC)

O comboio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) conduzindo a tocha irá chegar no dia 10 de julho, por volta das 9h30min, em Laguna, vinda de Tubarão. Percorrerá 1,9 quilômetro nas mãos de nove condutores no centro histórico. Laguna participará do 68º dia do revezamento da tocha.

Na cidade vai ter show na praça da República, apresentações culturais, fanfarra, feira livre e participação dos estudantes das escolas de todo o município para recepcionar a chama olímpica. Aos pés da estátua de bronze de Anita Garibaldi, ao lado do prédio histórico, onde foi assinada a República Juliana em 1839, o público deverá prestigiar o evento.

Antes, partir das proximidades da Udesc, a chama vai percorrer as ruas do centro histórico pelas mãos dos condutores, escolhidos pelo comitê olímpico, município e patrocinadores. 

Tocha percorrerá as principais ruas do Centro Histórico

Em Laguna serão nove condutores, com percurso de 250 metros aproximadamente cada.

O fechamento das ruas será feito de forma progressiva, conforme o avanço do comboio que estará com a Tocha, tendo a sua frente batedores da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Após o comboio passar, as vias serão liberadas. A previsão é de que o revezamento da tocha chegue em Laguna às 9h30min.

Os condutores divulgados pelo comitê olímpico: 

- Roberto Leitão das Neves (selecionado através do patrocinador Bradesco)

- José Paulino da Silva (indicado pelo município)

- Imar Ricardo Del Pinto (Rio 2016)

- Lucas Camargo de Mattos (Coca-cola)

- Marco Aurélio de Souza (Coca-cola)

- Tainá Fogaça de Almeida (Rio 2016)

- Eduardo Daniel de Souza (Nissan)

(dois condutores ainda serão anunciados)

O ponto de partida do revezamento será na frente da Udesc, na avenida Coronel Fernandes Martins. 

A chama olímpica pela mãos dos condutores segue passando em frente a rodoviária.

Entra na avenida Colombo Machado Salles, percorre as margens da lagoa Santo Antônio, faz o trevo e segue pela Jerônimo Coelho (rua do Bradesco), Santo Antônio (rua da igreja matriz), Voluntário Fermiano (rua da Biblioteca), Jacinto Tasso (rua ao lado do Obelisco/via que vai para o bairro Campo de Fora) e Raulino Horn. 

Em frente ao museu Anita Garibaldi a chama será recepcionada pela população com show e apresentações culturais. Depois de 15 minutos, voltará a ser conduzida pelo comboio de veículos e retorna para a BR-101 em direção a cidade de Palhoça, São José encerrando o dia em Florianópolis. 

Um comboio composto por 28 veículos, batedores, agentes da força nacional e representantes dos patrocinadores do evento vão circular pelas ruas do Centro Histórico com o símbolo das olimpíadas.

Estacionamento

Na noite de sábado, dia 9 de julho, que antecede a chegada da chama, policiais militares e guardas municipais estarão orientando os motoristas e moradores a não estacionarem nas ruas do trecho, em virtude do tamanho do comboio que precisará usar todo o espaço disponível para realizar as manobras necessárias e completar o caminho. 

A recomendação é que os moradores guardem os carros nas garagens, ou, na impossibilidade, estacionem nas ruas onde o comboio não irá passar. Assim evita-se que algum veículo possa ser danificado, ou acabe impedindo a passagem da tocha.

As vias do percurso em Laguna  já foram definidas pela comitiva que esteve em Laguna, no último mês. 

A Tocha Olímpica passará por 21 cidades e pernoitará em Criciúma, Florianópolis, Blumenau e Joinville.

Como a tocha será acesa pelos condutores ?

Os condutores ficaram com as tochas apagadas em noves pontos no trecho de 1,9 quilômetro no município esperando a chama olímpica. O revezamento começa nas proximidades da Udesc, quando a chama olímpica irá chegar de comboio da comitiva. 

A chama irá sair de uma lanterna acesa trazida pela comitiva para a primeira tocha, que deverá ser erguida pelo primeiro condutor. A partir deste trecho, a chama vai percorrer as ruas do centro histórico de Laguna no revezamento, um condutor passando para outro, a cada 200 metros. A chama fará o percurso de uma tocha a outra. 

Encerra o revezamento no Museu Anita Garibaldi por volta das 10h30min.  

O condutor receberá um breve treinamento sobre como manipular a tocha sem riscos. Existe uma trava de segurança que impede a remoção do cilindro de gás e o acesso ao interior da tocha. A tocha tem 63,5 centímetros fechada e aberta com o acionamento do gás, tem 69 centímetros. 

Quando um condutor passa a chama adiante, sua tocha é imediatamente apagada e recolhida pela equipe do revezamento.

A equipe retira o gás que ainda houver, aciona a trava de segurança da manopla e disponibiliza a tocha livre de combustíveis.

Algumas tochas ficarão com os condutores, que receberão de presente dos patrocinadores. 

O combustível

Como no botijão com gás de cozinha, o fogo da tocha olímpica é gerado pela combustão de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), composto basicamente por propano e butano. No interior da tocha, o GLP encontra-se em estado líquido, mas há um sistema de diminuição da pressão interior que, quando acionado, causa evaporação da substância, transformando-a em gás.

O GLP evaporado é que gera combustão, mantendo a chama acesa. O cartucho com o gás é inserido na parte inferior e tem combustível para queimar durante 20 minutos apenas. Por isso, são fabricadas diversas tochas e é realizado o revezamento. Só para as Olimpíadas do Brasil foram fabricadas 12 mil tochas.

Acendimento da tocha

A chama foi acesa no dia 21 de abril, em frente ao Templo de Hera, localizado na cidade grega de Olímpia, a partir dos raios solares, seguindo um tradicional rito, que faz uso de uma espécie de espelho côncavo chamado skaphia. A tocha vai passar por 329 cidades brasileiras.

A tocha vai chegar no dia 5 de agosto, ao Estádio Maracanã, local onde será acesa a Pira Olímpica e celebrada a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Os jogos  encerram dia 21 de agosto. 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO/PREFEITURA DE LAGUNA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE