• Cermoful, Coopera e Satc assinam convênio

Cermoful, Coopera e Satc assinam convênio

01 Out, 2018 17:21:28 - Educação

Criciúma (SC) 

Proposta consiste no desenvolvimento de solução para reguladores de tensão da rede elétrica

Acadêmicos da Faculdade Satc, profissionais e professores da instituição estarão envolvidos nos próximos 24 meses com o desenvolvimento de uma solução que incomoda as distribuidoras de energia elétrica: saber se a manutenção que é feita nos reguladores de tensão está correta. A proposta foi formalizada na tarde desta segunda-feira (1º) pela Cermoful, Coopera e Satc. O projeto de P&D (pesquisa e desenvolvimento) receberá o investimento de R$ 600 mil, valores divididos entre as duas cooperativas.

“É fundamental o relacionamento entre empresas e escola. Gera conhecimento entre os alunos e faz com que seja levado às cooperativas”, afirmou o presidente da Coopera, de Forquilhinha, Walmir Rampinelli. As duas concessionárias de energia elétrica vieram buscar na Satc o apoio para resolver um problema em comum. Os reguladores de tensão são equipamentos fundamentais no processo de distribuição de energia, por isso exigem manutenção constante das empresas. Com o projeto da Satc, a intenção é verificar se essa revisão contínua é feita de maneira correta, observando a durabilidade dos equipamentos. Uma manutenção mais efetiva pode reduzir também os custos. “Seguimos fazendo investimentos, aprimorando os sistemas e promovendo melhorias”, destacou o presidente da Cermoful, de Morro da Fumaça, Ricardo Bittencourt.  

Com prazo de 24 meses para ser desenvolvido, o projeto será realizado dentro do Núcleo de Eficiência Energética da Satc, envolvendo os cursos de Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica. “A partir da assinatura do convênio começamos a trabalhar. A ideia é propor uma solução, em hardware e software, que será aplicada no sistema”, informou o coordenador de Engenharia Mecatrônica João Mota Neto.

O investimento em P&D é uma recomendação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) às concessionárias. Também é uma forma de estimular novos conhecimentos. “Sempre procuramos parcerias para realimentar o processo de ensino-aprendizagem”, ponderou o diretor geral da Satc Carlos Antônio Ferreira.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal