• Cerimônia indígena de limpeza e renascimento será segunda-feira

Cerimônia indígena de limpeza e renascimento será segunda-feira

07 Fev, 2018 14:11:13 - Variedades

Criciúma (SC)

Temazcal. Este é o nome Da cerimônia indígena de limpeza e renascimento que vai ser realizado na segunda-feira de carnaval, 12/2, no Oikos, em Criciúma das 14h28 às 21h28. Este evento faz parte da programação do CarnavOikos, retiro caminhada de carnaval em preparação para o caminho de Santiago, mas que é aberto aos interessados e curiosos.

De acordo com o facilitador Aleto Silva, de Florianópolis, Temazcal, também chamado de “Tenda do Suor” ou “Sauna Sagrada”, “é um banho de vapor, porém, com uma profunda conotação espiritual”. Na língua Lakota, falada pelos Sioux, significa “Útero da Mãe Terra”. Nele, intervêm os quatro elementos: a Terra, que nos apoiamos; o Fogo, onde as pedras são aquecidas; a Água, colocada sobre estas; e o vapor, representando o Ar. Durante a cerimônia são utilizadas, também, plantas medicinais.

Aprofundando um pouco na explicação, Aleto Silva diz que a cerimônia do Temazcal acontece “após o aquecimento de várias pedras em uma grande fogueira, sendo elas então levadas a uma tenda em formato de um útero”. E segue: “No interior da tenda, os participantes, envoltos em um clima de profundo amor e reconhecimento ao sagrado da vida, entoam cantos tradicionais e tocam tambor”. Na visão de Silva, o vapor d’agua, mesclado com o perfume das ervas medicinais, contribuem para a saúde do corpo, de uma forma natural, desobstruindo os poros da pele, dilatando os vasos sanguíneos, proporcionando, assim, eliminação de toxinas e melhoras ao aparelho respiratório e imunológico.

Benefícios do Temazcal:

.Purificação da pele
.Desintoxicação do corpo
.Melhoria no sistema nervoso
.Combate o stress
.Melhora da circulação sanguínea
.Ativação do sistema imunológico
.Rejuvenescimento do corpo e da mente

Serviço:

O que? Temazcal – Cerimônia Xamânica de limpeza e renascimento (Sauna indígena)
Quando? 12/2/18, segunda-feira de carnaval
Onde? Oikos, em Criciúma
Contato? (www.oikos.org.br ou (48) 3437.8869 ou 99836.8873 (WhatsApp)

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE