Cerimônia abre oficialmente os Jogos Escolares Paradesportivos de SC

06 Jul, 2018 11:32:38 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

O auditório da reitoria da UFSC esteve lotado na noite desta quinta-feira, 5, em Florianópolis, para  a cerimônia de abertura da 9ª edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajes). O ponto alto da cerimônia foi o juramento do atleta, proferido pela velocista campeã brasileira escolar dos 100 metros T35, Emanuelli Remualdo, do Colégio Industrial de Lages, assim como a apresentação do boi-de-mamão no final do evento.

Atletas de várias regiões do Estado foram agraciados com medalhas de participação. As autoridades presentes ressaltaram a importância dos Parajesc. Para Ivaldo Brandão Vieira, vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que veio exclusivamente para a competição, o evento tem um significado especial: “Santa Catarina sempre foi referência no Brasil nos Paradesportos. É um Estado que revela muitos campeões e fico muito feliz em estar aqui”. As escolas campeãs das modalidades farão parte da seleção catarinense que participará das Paralimpíadas Escolares, que serão realizadas de 20 a 25 de novembro em São Paulo. Em 2017, Santa Catarina foi vice-campeã brasileira da competição.

Parajesc

Para a presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry, é um evento de grande oportunidade aos participantes: “O esporte nos ensina lições nas vitórias e derrotas, mas nos Parajesc todos são vitoriosos por mostrarem superações”. Márcio Alves, secretário municipal de esporte e cultura da Prefeitura de Florianópolis, destacou que o esporte promove inclusão social das pessoas.  O secretário de turismo, cultura e esporte, Tufi Michreff, ressaltou que o evento congrega pessoas e promove uma troca de experiência e amizade entre os participantes. Tufi revelou que o Governo de Santa Catarina já garantiu os recursos financeiros para os eventos do calendário da Fesporte.

As competições dos Parajesc começam a partir das 8 horas desta sexta-feira, 6, com as disputas do tênis de mesa (ginásio Capitão Waldir Schmdt) e a natação, que terá como palco a piscina da Elase. As demais modalidades serão disputadas no entorno da UFSC. O torneio prossegue até domingo, dia 8, com as disputas de atletismo, basquete de cadeira de rodas, bocha paralímpica, natação, goalball, judô, voleibol sentado , tênis de mesa, tênis de cadeira de rodas e futebol sete.

Os Parajesc são destinados a estudantes com idade entre 12 a 17 anos com deficiências física, auditiva, intelectual e visual. O evnto é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e Fesporte, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e Secretaria Estadual de Educação.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

CDL Içara