• Cérebro de pessoas com transtorno bipolar tem produção de energia prejudicada

    Resultado da pesquisa foi divulgado em revista internacional

Cérebro de pessoas com transtorno bipolar tem produção de energia prejudicada

15 Jul, 2016 14:33:18 - Educação

Criciúma (SC)

 

A relação entre a função das mitocôndrias (que produzem energia para todas as atividades das células - presentes em praticamente em todos os animais, plantas, algas, fungos ou protozoários) e o Transtorno Bipolar foi tema de pesquisa realizada por um professor e uma egressa da Unesc. O estudo investigou o papel da função mitocondrial na comunicação entre neurônios que controlam diversas funções cerebrais e o resultado foi divulgado na Neuroscience & Biobehavioral Reviews, uma das mais conceituadas publicações americanas sobre neurociência.

 

“Esse artigo mostrou que a produção de energia está prejudicada no cérebro das pessoas que têm transtorno bipolar. Ter menos energia no cérebro significa mais chance de perda ou morte de neurônios e outras células que são importantes para o funcionamento normal do cérebro”, explica o professor doutor do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc), e um dos autores do artigo, Emilio Streck.

 

O artigo de revisão sobre Transtorno Bipolar foi publicado para toda a comunidade científica internacional no início de julho e também teve a participação da egressa do curso de Farmácia e do Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde da Unesc, Giselli Scaini e do professor doutor da Unesc, João Quevedo. O estudo teve como coautores pesquisadores importantes no tema como o psiquiatra australiano e professor da Universidade de Melbourne, Michael Berk.

 

Giselli explica que por ser um artigo de revisão, não foram desenvolvidos estudos experimentais, mas buscas em base de dados, com um levantamento dos trabalhos que evidenciam a função mitocondrial no Transtorno BipolarO levantamento foi iniciado no Brasil, mas o artigo foi finalizado e submetido à análise quando Giselli e Quevedo já estavam realizando estudos em Houston, nos Estados Unidos.

 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE