• Serão beneficiados 5.888 produtores, trabalhadores e empreendedores rurais.

Cerca de 368 cursos gratuitos serão ofertados pelo SENAR

03 Out, 2017 10:46:19 - Geral

Chapecó (SC)

Com o objetivo de oportunizar acesso a qualificação no meio rural o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), oferece mensalmente cursos gratuitos em todas as regiões do Estado. Somente no mês de outubro serão capacitados cerca de 5.888 produtores, trabalhadores e empreendedores em 368 treinamentos gratuitos nas mais diferentes cadeias produtivas.

A intenção, de acordo com o presidente do Sistema FAESC/SENAR José Zeferino Pedrozo é aprimorar a gestão das propriedades rurais garantindo o nível de excelência. “Com a qualificação consequentemente aumentam as chances de elevar a rentabilidade dos produtores”, complementa.

Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município e informar o curso de interesse. Os treinamentos podem ser acessados no site do Senar/SC (www.senar.com.br) com as especificidades de carga horária, local e data de realização.

CURSOS EM OUTUBRO

Na região Norte ocorrerá nos dias 05 e 06 o curso de criação de abelha rainha em São Bento do Sul. Para os dias 09 e 10 está programada a qualificação em qualidade do leite em Canoinhas. A capacitação em culinária de peixes e frutos do mar está prevista para os dias 10 e 11 em Araquari. O município de São Bento do Sul terá nos dias 24 e 25 o treinamento de cultivo protegido de hortaliças. Nos dias 26 e 27 acontecerão, respectivamente, as qualificações em confeitaria e criação de bezerras e novilhas em Barra Velha e Papanduva.

Para a região do Vale do Itajaí está previsto o treinamento de conservas de frutas, hortaliças e temperos nos dias 05 e 06 em Massaranduba. No mesmo período ocorrerá em Ituporanga a capacitação em tratamento de madeira. No dia 16 o município de Mirim Doce terá o curso de emissão de Guia de Trânsito Animal (e-GTA). A qualificação em conservação do solo será realizada em Atalanta nos dias 16 e 17. O treinamento de operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas será promovido no município de Salete no período de 23 a 25. Nos dias 30 e 31 acontecerá em Rodeio o curso de organização da propriedade rural – programa 5S.

O Sul do Estado terá nos dias 04 e 05 a qualificação em formas associativas no meio rural em Antônio Carlos. No período de 09 a 11 ocorrerá em São Martinho a capacitação de bordado com patchcolagem. Para o período de 23 a 27 está previsto o curso de rédeas em Araranguá. Nos dias 26 e 27 os municípios de Santo Amaro da Imperatriz e Jacinto Machado terão, respectivamente, os treinamentos em beneficiamento e conservação de pescado e inclusão digital rural – iniciação à informática. Encerrando o mês, nos dias 30 e 31 o município de Grão Pará receberá o curso de manejo de colmeia.

A região da Serra Catarinense contará com a capacitação em artesanato de costura em tecidos no município de Bom Retiro no período de 03 a 06. Nos dias 05 e 06 ocorrerá, respectivamente, as qualificações em processamento de carne suína em Alfredo Wagner e de fruteiras perenes – operação de empilhadeiras em São Joaquim. O município de São José do Cerrito terá nos dias 23 e 24 o curso de primeiros socorros. O treinamento de segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos está programado para o período de 25 a 27 em Celso Ramos. Nos dias 30 e 31 será realizada em Urubici a qualificação em cultivo de plantas medicinais.

No Meio Oeste está previsto o curso de fluxo de caixa na atividade rural no dia 06 em Treze Tílias. Nos dias 09 e 10 será realizado em Caçador o treinamento de operação e manutenção de roçadeira. O município de Videira receberá no período de 16 a 18 a qualificação em operação e manutenção de colheitadeiras automotrizes. No período de 16 a 19 ocorrerá em Salto Veloso a capacitação de artesanato em tear com lã de ovelha. O curso de Água Doce terá o curso de processamento de carne de frango nos dias 23 e 24. A qualificação em boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias está programada para os dias 26 e 27 em Ibiam.

Para a região do Oeste está previsto o treinamento de produção caseira de massas para congelamento nos dias 03 e 04 em Xavantina e o de processamento de carne suína em Itá. A capacitação em cultivo protegido de hortaliças ocorrerá nos dias 17 e 18 em Paial. No período de 17 a 19 o município de Abelardo Luz receberá a qualificação em produção caseira de pães e biscoitos. Chapecó terá nos dias 19 e 20 a capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias e, no mesmo período, será realizado em Quilombo o curso de inclusão digital rural – informática básica.

Entre as qualificações previstas para o Extremo Oeste está o de tratamento de madeira nos dias 03 e 04 em São Bernardino. No mesmo período os municípios de Anchieta e Descanso terão, respectivamente, os cursos de produção caseira de massas para congelamento e inclusão digital rural – iniciação à informática. Nos dias 16 e 17 o município de Romelândia receberá o treinamento de fruticultura básica. A capacitação em gestão ambiental na produção de leite será realizada em São Lourenço do Oeste no dia 24. O curso de aumento da produtividade do mel ocorrerá em Saltinho nos dias 24 e 25.

 TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE