• Centro Tecnológico recebe equipamento da CSN

    VANT será utilizado para capturar imagens de precisão dos locais que estão em processo de recuperação ou já recuperados

Centro Tecnológico recebe equipamento da CSN

15 Nov, 2018 14:36:53 - Educação

Criciúma (SC)

Um veículo aéreo não-tripulado (VANT) será utilizado pelos pesquisadores do Centro Tecnológico da Satc (CTSatc) para o monitoramento das áreas recuperadas pela mineração do carvão. O equipamento foi doado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e faz parte da assinatura do novo termo do acordo judicial com o Ministério Público Federal (MPF).

A assinatura do termo de doação com a empresa ocorreu nesta quarta-feira (14). “O VANT será usado para o monitoramento de áreas em recuperação, obtendo imagens de mais qualidade”, ressaltou o gerente de Meio Ambiente da CSN, unidade de Criciúma, James Polz.

O veículo aéreo será utilizado pelos profissionais que atuam no Núcleo de Meio Ambiente (NMA) do Centro Tecnológico. Equipado com uma câmera de alta precisão, tem autonomia de 2h30 de voo e pode fazer imagens em uma área de 1.500 hectares. O drone utilizado atualmente pela equipe conseguia fazer a cobertura de 50 hectares.

Com a doação da CSN, a equipe do NMA poderá realizar o monitoramento mais completo das áreas que estão sendo recuperadas pela indústria carbonífera. “Regularmente temos que fazer esse levantamento com imagens aéreas. Antes, isso também era feito adquirindo imagens de satélite a um custo bem elevado. Agora com o equipamento será possível fazer com uma periodicidade menor e com um custo mais baixo”, afirmou o diretor administrativo-financeiro da Satc Márcio Zanuz.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE