• Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres é inaugurado

Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres é inaugurado

14 Mai, 2018 10:02:54 - Variedades

Criciúma (SC)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Defesa Civil e Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma (ADR), inaugurou nesta sexta-feira, 11, o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de Criciúma. Anexo a ADR, o local possui cerca de 160 metros quadrados, construído com nove módulos de ferro galvanizado. É uma estrutura auto suficiente, capaz de permanecer operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. No total foram investidos cerca de R$ 850 mil.

O centro foi construído graças a uma parceria da Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma (ADR) que cedeu o terreno. O novo espaço oferece ferramentas mais eficientes para garantir uma ação de qualidade junto aos municípios. A ideia do Centro regional é justamente integrar os órgãos envolvidos na Defesa Civil e aproximar a Secretaria de Estado da Defesa Civil dos municípios e preparando estes, o que já é feito, mas agora com uma estrutura referência que facilita ainda mais este processo.

"O objetivo é interligar todo o Estado, onde a Defesa Civil irá trabalhar com as outras secretarias, facilitando e direcionando as ações em crises", ressaltou o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli. Para o secretário executivo da ADR Criciúma, João Fabris “a estrutura é moderna e vai atender de forma rápida e eficaz toda a região durante a gestão de crise e ações de prevenção durante a normalidade”. O Cigerd de Criciúma será gerenciado pelo policial civil Rosinei da Silveira, que já responde pela coordenação regional de Defesa Civil. O prefeito de Siderópolis e presidente da Amrec, Hélio Cesa, o Alemão, falou em nome dos municípios e destacou a parceria que deve ser mantida para o bem da população.

O CIGERD Regional de Criciúma atende os municípios de Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Lauro Muller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga. A secretaria de Estado da Defesa Civil está implantando no total 20 centros do mesmo modelo, estrategicamente distribuídos no Estado. A exemplo do Cigerd Regional Criciúma, todos serão interligados com a base em Florianópolis.


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE