• Centro de Triagem recebe 6 toneladas ao dia de resíduos

Centro de Triagem recebe 6 toneladas ao dia de resíduos

06 Abr, 2017 13:49:43 - Geral

Maracajá (SC)

Com operações retomadas há cerca de 20 dias, o Centro de Triagem de Resíduos Sólidos Acendino José Capela, está processando cerca de seis toneladas recolhidas diariamente pelos caminhões da administração Municipal de Maracajá. A equipe formada por oito pessoas, que abre cada saco de lixo doméstico e separa os materiais recicláveis, está constatando que não chega a 10% as famílias que fazem a separação dos chamados resíduos secos, dos molhados.

As informações são do secretário de Meio Ambiente e Turismo da Prefeitura, Antenor Rocha, que já foi prefeito de Maracajá em três mandatos e que lamenta o retrocesso. No passado, quando foi iniciado este processo de reciclagem, o índice de separação nas residências se aproximava de 50% e, consequentemente, o aproveitamento de material reciclável era muito maior, revertendo em recursos com a venda destes materiais e reduzindo o custo dos resíduos encaminhados para o aterro sanitário da região.


“Vamos iniciar um processo educativo na comunidade, retomar ações de conscientização para que o Centro de Triagem seja autossuficiente e, até, possa render recursos para o município aplicar no próprio centro e em ações voltadas ao meio ambiente”, comentou Antenor Rocha.  O ideal, salienta, seria as famílias separarem os materiais recicláveis secos (plástico, papel, vidro e metais) de restos de alimentos, e, ainda, dos rejeitos, como o papel higiênico dos banheiros.  

Com  a atual realidade, materiais recicláveis contaminados por resíduos orgânicos ou molhados acabam sendo inutilizados e encaminhados para o aterro sanitário, representando desperdício de recursos públicos. Uma proposta em estudo é fornecer às famílias sacolas biodegradáveis para separação de restos de alimentos, para compostagem e produção de adubo natural. “Pode ser uma alternativa a ser empregada, apesar dos custos com as sacolas”, ilustra o secretário de Meio Ambiente e Turismo de Maracajá.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal