• Centro de Pesquisa do HSJosé: aliado importante no tratamento de doenças

Centro de Pesquisa do HSJosé: aliado importante no tratamento de doenças

18 Fev, 2020 16:53:33 - Saúde

Criciúma (SC)

Proporcionar tratamentos inovadores para doenças garantindo segurança e possibilidades de melhora aos pacientes estão entre os principais objetivos do Centro de Pesquisa do Hospital São José de Criciúma. Consolidado em 2009, o Centro de Pesquisa Clínica vem realizando a investigação dos efeitos de novos medicamentos em doenças específicas como câncer, anemia, asma, doenças infecciosas, entre outras.

“A pesquisa clínica é realizada com o objetivo de avaliar se um novo medicamento produzido é eficaz no tratamento de uma doença e/ou se ele proporciona a melhora do paciente. É baseada em um protocolo desenvolvido pelo laboratório farmacêutico que fabrica o medicamento que será avaliado. Este protocolo é um conjunto de documentos que devem ser aprovados pelos órgãos regulatórios: o Comitê de Ética Nacional em Pesquisa em Seres Humanos (CONEP) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser executado. Ele descreve como devem ser tratados e acompanhados os participantes da pesquisa pelos médicos, pesquisadores e coordenadores de pesquisa”, explica a Dra. Danusa de Castro Damasio, pesquisadora farmacêutica do HSJosé.

Como as pesquisas são realizadas:

As pesquisas de novos medicamentos são realizadas no Centro de Pesquisa do HSJosé por um grupo de médicos e pesquisadores com conhecimento científico avançado, juntamente com as pessoas que se disponibilizam a participar de um novo tratamento. “A equipe fornece o tratamento, consultas e exames de acompanhamento, além do acompanhamento dos participantes 24 horas durante o tratamento e após ele”, explica Dra. Danusa.

Durante a pesquisa, que pode variar de meses até dois anos, são realizadas consultas, exames físicos, laboratoriais e de imagem para o acompanhamento do paciente que devem se encaixar no perfil do tratamento que será realizado. “Esta avaliação é realizada pelo médico investigador que deve fazer parte do corpo clínico do HSJosé e o estudo é acompanhado pelos órgãos regulatórios e pelo comitê de ética em pesquisa em humanos do hospital. Os pacientes são pré-avaliados para averiguar se possuem o perfil para o tratamento, este perfil é bem criterioso e somente após esta análise, ele será convidado a participar da pesquisa”, explica a pesquisadora.

“Se o paciente aceitar, serão realizadas consultas, exames físicos, laboratoriais e de imagem para análise e acompanhamento do efeito do medicamento no participante da pesquisa. Tudo isso garante a segurança necessária no período da pesquisa”, complementa Dra. Danusa.

Saiba mais:

O tratamento pode variar conforme a doença e o paciente, podendo ser em forma de comprimidos, injetável, adesivos, podendo ser realizado em casa ou somente no centro de pesquisa. Para conhecer mais sobre o Centro de Pesquisa do HSJosé, basta acessar o site: https://www.hsjose.com.br/pesquisa.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE