• Centro de Convivência é inaugurado no bairro Vida Nova

Centro de Convivência é inaugurado no bairro Vida Nova

22 Mar, 2017 15:41:00 - Variedades

Criciúma (SC)

Um espaço adequado, que oferta um atendimento de qualidade para crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de seis a 17 anos e para as mulheres dos Clubes de Mães/Inclusão Produtiva, foi entregue para a comunidade do Vida Nova na tarde desta quarta-feira (22), pela Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc).

O local até 2015 atendia o projeto São Bento Solidário. No mesmo espaço, a Afasc já ofertava, atendimento aos Clubes de Mães e Grupo de Idosos. Em 2016, a instituição passou a atender crianças e adolescentes de seis a 17 anos, e passou de um, para dois Clubes de Mães/Inclusão Produtiva, no local.

De acordo com a coordenadora do SCFV, Maria Lauridia da Silva, desde 2004, a Irmã Ana Luísa Venturini, que atuava na direção do Colégio São Bento, até falecer no início do ano de 2015, já havia identificado a necessidade da instalação de um serviço voltado para crianças e adolescentes na comunidade. “A Afasc está transformando esse local em um Centro de Convivência, participação e cidadania complementando o trabalho social já desenvolvido com as famílias. Vamos realizar atividades culturais, lúdicas e pedagógicas, estimulando as potencialidades, habilidades e talentos das crianças e adolescentes, prevenindo situações de risco social e fortalecendo os vínculos familiares e comunitários”, destaca Lauridia.

Os serviços serão ofertados diariamente, das 8 horas às 17h, com uma equipe multidisciplinar formada por pedagogo, assistente social, psicólogo e facilitadores sociais. Até o momento, 82 crianças estão inscritas nas oficinas que terão início nesta quinta-feira, (23). A meta da instituição é atender 120 crianças e adolescentes no Centro de Convivência, até o final de 2017.


Segundo a presidente da Afasc, Adriana Salvaro, a ampliação dos serviços ofertados para crianças e adolescentes da comunidade, vai oportunizar novas conquistas em suas vidas. “Este espaço, que a partir de amanhã irá funcionar diariamente, é muito importante na vida desta comunidade. Ele se traduz no respeito, na valorização e na garantia da qualidade de vida da Afasc para com estas crianças e adolescentes do bairro Vida Nova. Queremos contribuir com um desenvolvimento saudável e fortalecer os vínculos do convívio comunitários. Neste primeiro momento, ele será referenciado pelo CRAS Cristo Redentor”, comenta a presidente.

Para o prefeito Clésio Salvaro, é gratificante ver que o espaço será utilizado para desenvolver atividades com mães, idosos e crianças e adolescentes da comunidade que sempre buscam um olhar do Poder Público. “Sabemos que nesse espaço já são desenvolvidas atividades que desenvolvem convívio, lazer, oficinas, enfim, um espaço que só faz bem a comunidade. Para nós este é um momento muito feliz, principalmente para o serviço com crianças e adolescentes, que tinham que se deslocar ao CRAS do bairro vizinho, mas que sabemos que não é próximo, para poder participar das atividades. Agora eles podem vir diariamente, mas principalmente sem preocupar pais e mães que sabiam que eles tinham que ir pra fora da comunidade. Nossos profissionais já estão preparados, e amanhã, já vamos iniciar as atividades com grande alegria”, ressalta Salvaro.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE