• Centro de Castração reinicia atividades na próxima semana

    Local é o único no Sul do Estado a realizar o procedimento de forma gratuita para animais de rua

Centro de Castração reinicia atividades na próxima semana

13 Jun, 2016 00:00:00 - Geral

Içara (SC)


Depois de três meses fechado, em virtude do furto ocorrido em fevereiro, o Centro de Castração Francisco de Assis, da Administração de Içara, voltará a funcionar a partir da próxima segunda-feira, dia 19.


De acordo com a médica veterinária e responsável técnica Mariah Freitas, todas as licenças e equipamentos já chegaram e o local está pronto novamente para receber os animais. “Nessa semana estamos finalizando todos os detalhes para voltar a ativa. Castraremos em média 120 animais por mês, atendendo primeiro os animais que já estavam agendados na lista de espera”, enfatizou. Em breve, o agendamento para novos procedimentos será liberado e um novo telefone será divulgado.


Único local do Sul do Estado a realizar o procedimento de forma gratuita para animais de rua, o Centro de Castração colabora diretamente com a saúde pública içarense. “O Centro tem como função específica o controle populacional de animais. A estimativa é que em dois anos o número de animais nas ruas diminua consideravelmente”, disse o prefeito Murialdo canto Gastaldon.   


O Centro


O espaço, localizado nas dependências do Horto Municipal, na Segunda Linha, oferece atendimento para os animais em dias diversificados. “Na segunda-feira, o atendimento é exclusivo para os animais de rua; na terça-feira, a castração será de animais de agricultores; na quarta-feira, o local será aberto as Organizações não Governamentais (ONGS) registradas na cidade; na quinta-feira os registrados do Cadastro Único (Cad); já a sexta-feira, será de expediente interno e liberação dos animais de rua, que devem ficar internados ao longo da semana”, salientou a médica veterinária. 

 

O procedimento é feito sem custo nos animais abandonados. Já para os agricultores, é cobrada uma taxa simbólica de R$30,00 O Centro conta com o apoio das secretarias de Agricultura e de Saúde. Informações pelo telefone 3432 8506.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança