• Centenário do nascimento de Manoel Benevenuto Cardoso

Centenário do nascimento de Manoel Benevenuto Cardoso

18 Ago, 2017 09:57:30 - Variedades

Içara (SC)

Na próxima segunda-feira, 21 de agosto de 2017, marca o 1º século do nascimento de nosso pai. De origem portuguesa, porém nascido no Bairro Vila São José, em Içara (SC).

Filho de Benevenuto Reinaldo Cardoso e Tomázia Maria de Souza. Constituíram uma grande família, 13 filhos. Manoel, o nono filho passou parte da vida na zona rural. A primeira profissão foi lavrador, e ainda moço partiu para trabalhar em terras gaúchas, enfrentando aberturas de estradas e cozinhas de restaurante. Adquiriu experiências de vida e retornou à terra natal. 

Casou-se com a amada Vitalina Eleotério Réus, em 1943, na Igreja de São Miguel, de Vila Nova.  Enlace que perdurou por 44 anos, brotando desta união 10 filhos. Construiu a nova casa no Centro de Içara, bem próximo ao Grupo Escolar Antônio João (hoje Escola Salete dos Santos), porque o estudo dos filhos sempre foi priorizado. O armazém de secos e molhados foi estabelecido na esquina da Rua Vitória com a Rua Ipiranga. Devido ao trabalho responsável dos nossos pais foi possível a aquisição do primeiro veículo a motor. Uma camionete Chevrolet, tipo gigante, carinhosamente chamada de “Gerarda”. 

Aos poucos nossa formação profissional aconteceu: médico, engenheiro, assistente social, professores e administradores. Muita  labuta foi preciso para custear a formação de todos. Adiante  investiram no comércio de tecidos e confecções, surgindo assim a “Loja Cardoso” no mesmo local do antigo armazém. Nosso pai nunca foi político, mas sempre  contribuiu com o trabalho para o desenvolvimento da  terra natal. Lembramos aqui das vezes que se juntava a outros conterrâneos e desenvolviam abertura de estradas de forma voluntária. Muito nos honra o nome de Manoel Benevenuto Cardoso como Patrono de uma rua situada no Loteamento Jussara, em Vila  Nova. Pelo espírito conciliador foi lhe concedido também a função de “Juíz de Paz”. Uma pneumonia interrompeu a vida aos 69 anos, deixou uma descendência formada por 18 netos e 12 bisnetos. 

Pai, obrigado pelo exemplo no trabalho, na educação dos filhos e carinho paternal. Saudades... 

IÊDE CARDOSO DOS SANTOS
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal