Celesc registra recorde histórico de demanda de todos os tempos

06 Mar, 2017 15:18:27 - Economia

Florianópolis (SC)

Com a alta das temperaturas e o reaquecimento do mercado, a Celesc acaba de registrar o maior pico de demanda de energia elétrica de todos os tempos em Santa Catarina. Às 15h do último dia 20 de fevereiro, uma segunda-feira com temperatura na casa de 33°C e com o setor produtivo e sistemas de refrigeração das residências e comércio operando ao mesmo tempo, a quantidade de energia exigida do sistema Celesc foi de 4.760,32MW. O volume registrado foi 5,38% maior que a demanda máxima de 2016, ocorrida em 19 de abril daquele ano, e mostra que o desempenho do mercado já supera o de fevereiro de 2014, quando a demanda chegou a 4.744,1MW, com surpreendente aumento de 14,81% em relação a 2013.

O pico da demanda é um indicador que permite aferir o comportamento do mercado a cada 30minutos, nas 24 horas do dia e é base para o planejamento de todas as obras de ampliação e manutenção do sistema elétrico. Acreditando na retomada da economia, a Celesc mantém seus investimentos anuais em cerca de R$ 300 milhões/ano. Somente em 2016, a empresa inaugurou oito novas subestações no Estado.

“Nosso sistema possui capacidade instalada de 7.046MVA e essa situação nos deixa absolutamente confortáveis no suprimento da carga em nossa área de concessão. Para atender o pico da demanda, utilizamos 67,5% da capacidade instalada atualmente”, comenta o presidente Cleverson Siewert.

A Celesc atende 93% do território catarinense e o município de Rio Negro, no Paraná. Sua área de concessão, que corresponde a 1,1% da área geográfica do país, reúne quase 3 milhões de unidades consumidoras, responsáveis pelo 7º maior consumo nacional. 

Sobre demanda de energia elétrica

Durante o período do verão, quando as temperaturas ficam maiores em relação à estação anterior, o uso de ventiladores, geladeiras, freezers, ar condicionado e sistemas de refrigeração em geral faz aumentar a demanda por energia elétrica nas residências e indústrias. Mas o que é demanda? 

O somatório das cargas operando no mesmo instante, expresso em quilowatts (kW), chama-se “demanda de potência”. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), demanda é a potência média solicitada por um equipamento, barramento, subestação, agentes da operação, subsistema ou sistema elétrico, durante um determinado intervalo de tempo.

Muitas vezes, esse conceito é confundido com o de consumo de energia elétrica, no entanto, é importante reconhecer a diferença entre os dois. O consumo é a energia consumida num intervalo de tempo. Por exemplo, para calcular quanto uma lâmpada consome em determinado período, devemos multiplicar sua potência pela quantidade de horas de uso.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança